Você sabe a diferença entre 32 e 64 bits?

Comparativos Tutoriais Windows

Com o Windows 7 os computadores de 64 bits estão se popularizando, mas a maioria das maquinas operam em 32 bits. Ai você se pergunta, qual a diferença? Qual Windows eu devo instalar, o 32 ou 64 bits? Quais as vantagens e desvantagens de cada versão? Confira as respostas a seguir.


Com o Windows 7 os computadores de 64 bits estão se popularizando, mas a maioria das maquinas operam em 32 bits. Ai você se pergunta, qual a diferença? Qual Windows eu devo instalar, o 32 ou 64 bits? Quais as vantagens e desvantagens de cada versão? Confira as respostas a seguir.

Primeiramente, o que é bit? (Binary digiT) é e menor unidade de informação que pode ser transmitida. Ou seja, é a maneira como o processador de um computador processa informações. Quanto mais bits mais informações ele pode processar ao mesmo tempo.

Processador 32Bits (taxas de informações lentas)

Processador 64Bits (taxas de informações rápidas)

Como você pôde perceber o processador de 64bits tem essa diferença em relação aos 32 bits, mas não é só o processador, os softwares também possuem estas mesmas diferenças.

Conheça algumas vantagens e desvantagens de cada versão:

32 bits Vantagens

  • Facilidade em encontrar softwares para esta plataforma.
  • É o mais indicado para maquinas com baixo desempenho.
  • A versão 32bits em geral é mais barata.

Desvantagens

  • Só trabalha com no máximo 4gb de memoria RAM.
  • Se você decidir instalar um jogo que exige um pouco mais da máquina, o desempenho do sistema ficará comprometido.
  • Com a nova plataforma a Microsoft pretende ‘aposentar’ a versão 32 bits.

64 bits Vantagens

  • Lida melhor com altas quantidades de memória RAM.
  • Suporta até 128gb de memoria RAM.
  • Pode processar o dobro de informações que um computador de 32 bits.

Desvantagens

  • Necessita de uma maquina mais robusta para desfrutar de todas as vantagens.
  • Versões 64 bits não funcionam em processadores com capacidade inferior.
  • Incompatibilidade com alguns softwares.

Atualmente o mercado disponibiliza o Windows XP, 7, Vista e o Linux não versões 32 e 64 bits. Mas qual você deve instalar em seu PC? Para isso você precisa saber a configuração do seu computador. Baixe este programinha: Everest Home Edition, e depois execute.

Procure a opção Processador e clique, verifique se seu Conjunto de Instruções é x86(32bits) ou x64(64bits). O meu PC suporta 64bits, no caso: x86-64 como podem ver abaixo.

Resumindo

Certifique a memoria RAM do seu PC, pois é essencial para que possamos escolher qual plataforma instalar em sua maquina. Se seu processador suporta: x86 e ate 4gb de memoria RAM, instale um sistema de 32bits. Caso suporte x86-64 e tenha no mínimo 4gb de memoria RAM, instale um sistema 64 bits. Mas se sua maquina suporta a nova plataforma, não necessário usa-la, você pode instalar uma versão 32 bits.

Dicas:
Para rodar aplicativos leves em uma máquina de configuração simples, recomendo utilizar uma versão 32 bits do Windows. Aqui se encaixam usuários de internet, editores de texto, jogos simples e a maioria dos programas comuns.

Mas, se você já tem um processador de arquitetura 64 bits, vale a pena usar o sistema equivalente. Computadores que trabalham com grandes aplicações gráficas, jogos e programas pesados, obtêm um rendimento muito superior com as versões 64 bits, desde que possuam um hardware adequado para isso.

Fonte