SEO para Youtube

SEO Para YouTube: 5 Dicas Para seu Canal estar no Topo

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Preparamos 5 dicas de SEO do Youtube para você aumentar sua audiência, conseguir novas visualizações e ranquear seus vídeos.

Não é à toa que influenciadores digitais e empresas apostam nas plataformas de vídeo mais famosas do mundo para levar conhecimento ao público, estreitar relacionamentos e divulgar seus negócios.

No entanto, assim como no Google, a competição pelo primeiro lugar no YouTube é acirrada e exige mais do que apenas conteúdo bem produzido.

Portanto, para se destacar, você também precisa prestar atenção especial aos problemas técnicos do YouTube e às práticas recomendadas de SEO.

Se você ainda não sabe como otimizar seus vídeos ou está apenas começando, listamos cinco dicas essenciais para aumentar as visualizações, melhorar o desempenho de buscas no YouTube e alavancar seu canal na plataforma. Leia para ver!

1 – Pesquise as palavras-chave certas

Assim como uma estratégia de produção de conteúdo de blog, o YouTube precisa das palavras-chave certas para classificar melhor seus vídeos.

Por isso, nossa primeira dica de SEO no YouTube é fazer uma pesquisa completa sobre as palavras-chave que representam seu conteúdo.

Você pode iniciar sua busca pelo próprio espaço de busca da plataforma, que complementa automaticamente os termos inseridos, mostrando quais são os mais procurados pelos usuários.

Para verificar essas palavras-chave, vale a pena analisar o Google Trends (usando o filtro “Pesquisa do YouTube”) e o Planejador de palavras-chave, caso seu objetivo seja ficar em primeiro lugar no Google também.

2 – Produza títulos objetivos e otimizados

As manchetes são o que atrai os usuários e uma maneira de comunicar aos mecanismos de pesquisa os tópicos abordados em seu conteúdo.

Portanto, você deve sempre inserir suas palavras-chave (de preferência no início) e criar títulos que respondam às perguntas do seu público.

Outra dica relacionada é prestar atenção no tamanho do título para que ele não apareça incompleto no YouTube. Idealmente, deve conter até 70 caracteres.

3 – Faça uma descrição completa

As descrições dos vídeos são um dos fatores mais influentes nos rankings dos mecanismos de busca, então essa é uma dica de ouro para quem quer fazer SEO para o YouTube.

Como os mecanismos de pesquisa não conseguem diferenciar o tópico do seu conteúdo apenas por vídeo, eles se voltam para as informações textuais contidas no título na descrição.

Dessa forma, o ideal é sempre preencher a área de descrição com conteúdo essencial não só para os buscadores, mas também para os usuários que visitam o seu canal.

Além de inserir palavras-chave em todo o texto e deixar claro qual é o assunto, você pode adicionar links para vídeos, sites, blogs ou redes sociais relacionados.

4 – Crie thumbnails atrativas

As miniaturas (aquelas que compõem a capa do seu vídeo) são um elemento muito importante para atrair usuários para o seu vídeo e assim aumentar o número de visualizações.

As miniaturas de evidência são um tipo de miniatura que pode revelar o conceito de um vídeo e atrair as pessoas a abri-lo apenas olhando para a imagem.

Mesmo que não seja exatamente um fator que interfere no SEO do YouTube, essas miniaturas podem gerar mais cliques e melhorar significativamente seu desempenho com esse aumento.

5 – Incentive a interação do usuário

Quando os usuários interagem com um vídeo, o YouTube sabe que tem um ótimo tema, o que ajuda a posicioná-lo melhor nos mecanismos de busca.

Para gerar engajamento com seu público, você deve incluir uma chamada para ação (CTA) que os convide a realizar ações importantes, como se inscrever em seu canal, compartilhar conteúdo, deixar um comentário ou curtir, assistir a um vídeo relacionado ou clicar em um link ao seu site.

Além de inserir esses CTAs no próprio roteiro, você também pode aproveitar alguns recursos do YouTube que facilitam essa interação, como usar cartões nos vídeos e adicionar links nas descrições.

Dessa forma, é mais fácil adaptar seu conteúdo a algo que realmente desperte o interesse do seu público e aplicar truques de SEO para alavancar ainda mais seu canal.