HTML: “Que fonte devo utilizar?”

Tutoriais HTML

A escolha da tipografia é sempre a mais complicada, escolher a fonte certa para a ocasião certa. É o mesmo princípio que escolher uma roupa para um tipo de festa, você não quer parecer certinho, mas também não quer parecer relaxado, claro. Com base na pergunta abaixo irei produzir este artigo e (tentar) tirar os pontos de interrogação da cabeça de milhares de pessoas.


Usar uma só fonte, duas ou fazer um verdadeiro carnaval em sua página? Eis a questão.

Também é importante ressaltar que me baseei no livro “Design para quem não é Designer” para criar este artigo, outros artigos também já foram escritos com base neste incrível livro da escritora Robin Williams.

Vai de pessoa para pessoa, tem gente que acha que utilizando uma só fonte para sua página já é mais que necessário. Para outras o objetivo é ser diferente, colocando diversos tipos em sua página a mesma ficará muito mais legal e divertida. Em minha opinião, o certo é ter um equilibro, “não é bom viver do oito ao oitenta” (como já dizia minha mãe).

Sempre que utilizamos mais de um em qualquer coisa, passamos a estabelecer uma relação dinâmica. Nossas páginas são “sempre” dinâmicas, pois temos títulos, subtítulos, seções e outros elementos que quando formatados ficam diferentes e assim dinâmicos. Nessa dinâmica em nossas páginas, é estabelecida mais uma relação que pode ser concordanteconflitante ou contrastante.

  • A relação concordante acontece quando utilizamos apenas uma família de tipos, com poucas formatações, tamanhos, estilos etc. Com esta relação é fácil fazer sua página ficar organizada e em harmonia, mas com certeza ela não terá um layout deslumbrante.
  • A relação conflitante acontece quando abusamos das fontes, estilos, tamanhos, pesos etc. Não é uma boa de ser ver, pois a quantidade de elementos à torna desconfortável, ela não tem um visual parecido (concordante), mas também não tem um visual diferente (contrastante), por isso ela cria um conflito.
  • A relação contrastante acontece quando combinamos os elementos da página. Fazendo assim seu layout ter uma aparência bonita e confortável para se ler. Com este contraste em sua página certamente fará com que a mesma chame a atenção dos leitores. Esta relação seria o equilíbrio como disse para vocês no começo deste artigo.

Este artigo foi apenas uma explicação teórica, em breve (assim espero) irei explicar para vocês com imagens e também citando tipos, espero que todos tenham gostado, até mais!

Fonte: Designereffects