Ferramentas recomendadas para Designers – Softwares e Plugins

Artigos

Recentemente o Psd Tuts+ publicou uma ótima lista com vários recursos para quem deseja trabalhar com criação de sites.


Softwares

Adobe Creative Suite CS6

O pacote de softwares mais usado pelos designers gráficos não podia deixar de estar em primeiro lugar. A suíte Adobe incluí softwares como Photoshop (edição de imagens bitmap), Illustrator (criação e edição de imagens vetoriais), InDesign (diagramação), etc. Talvez um dos maiores pontos positivos da suíte Adobe (fora a excelente qualidade dos softwares, é claro) seja a interação entre os programas.

Adobe Lightroom 4

Se você trabalha com grandes volumes de fotografias, o Lightroom é o programa ideal para você. Esse programa permite que se organize e edite fotografias de forma muito mais eficiente do que o Photoshop. Além de ferramentas de organização para sua biblioteca de fotos, suporta arquivos em diversos formatos (inclusive RAW) e disponibiliza até os mais complexos ajustes fotográfico (ajuste de balanço de branco, correção de distorção de lente, ajustes de cor, etc).

O Photoshop também suporta arquivos RAW com o plugin Adobe Camera RAW, no entanto, esse plugin não permite a mesma qualidade de edição que o Lightroom. O Camera RAW é apenas uma opção para quem trabalha esporadicamente com arquivos nesse formato.

GIMP

O GIMP (GNU Image Manipulation System) é um software open source de edição de imagens bitmap, sendo o mais próximo de um concorrente gratuito do Photoshop. Infelizmente esse programa não possui uma qualidade de edição equivalente a do Photoshop, sendo que para ajustes mais “finos” em uma imagem, ele não chega nem perto do queridinho do Adobe.

Na mesma linha do GIMP temos o Inkscape, programa de edição vetorial open source. Embora para alguns trabalhos mais simples ele dê conta, não chega perto do Illustrator (minha opinião).

Corel Draw

Tudo bem, a maioria dos designers não gosta do Corel (eu também não gosto), mas conhecer pelo menos o básico do programa é essencial  Ainda hoje, a maioria das gráficas trabalha com Corel, sendo que muitas vezes ter o software instalado no seu PC vai ser uma necessidade.

O Corel ganhou mercado principalmente pelo preço mais acessível que o Illustrator e pela facilidade de uso. Toda essa facilidade  no entanto, complica bastante na hora de trabalhar com recursos mais avançados. Além disso a instabilidade do Corel e legendária entre os designers.

Plugins para Photoshop

Plugins ajudam a agilizar o processo de trabalho, permitindo, respectivamente economia de dinheiro.

Filter Forge

Esse plugin vem com um imenso pacote de ferramentas quer permitem desde a criação de texturas até a criação de seus próprios filtros. Embora seja pago, pode ser um bom investimento para quem quer otimizar o tempo de trabalho.

GuideGuide

Plugin gratuito para a criação de grids. Ferramenta bastante útil em trabalhos de design gráfico e web design.

Fonte