Criar “loading” no Flash

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Vou postar aqui uma maneira bem simples de como se fazer aquela tela “Loading” enquanto a apresentação do flash é carregada.


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Vale lembrar:

  • O meu flash é em inglês, então se o seu é em português os nomes dos menus que eu citarei abaixo podem não ser os mesmos;
  • Por padrão, para inserir uma ação no flash, existe um modo guiado onde é selecionado o comando desejado em uma lista a esquerda. Eu não utilizo este modo guiado e nem sei como utilizar, então eu postei somente as ações necessárias. Como vocês vão inserir estas ações, daí é com vocês.

1 – Faça sua apresentação normalmente.

2 – Ao terminar, clique no menu Window/Scene. Será aberta uma janelinha contendo as cenas da sua apresentação. A ordem a ser executada após publicada a apresentação é de cima para baixo, então vamos criar uma cena contendo o “loading” que iniciará antes de todas. Para criar a nova cena é só clicar no botão “+”. Uma nova cena aparecerá na lista, abaixo das outras que estiverem lá. Mova a cena criada para o topo da lista clicando e arrastando com o mouse e renomeie para o nome que quiser clicando duas vezes sob o nome da cena.

3 – Na cena criada, na “Timeline”, crie 2 “Layers” clicando no “+” sob um papelzinho localizado no canto da “Timeline”. Nomeie os “Layers” criados de “texto” e o outro “acoes”.

4 – Em “texto” crie um texto dizendo “loading” ou o que você quiser escrever para avisar o usuário que sua apresentação está carregando.

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5 – Crie mais um “Keyframe” para “acoes” precionando F6 com o layer selecionado ou clicando com o botão direito do mouse e no menu “Insert keyframe” e mais dois “frame” para “texto” precionando F5 com o layer selecionado ou clicando com o botão direito do mouse e no menu “Insert frame”.

6 – No primeiro “Keyframe” do “acoes”, clique com o botão direito do mouse e no menu “actions” ou precione F9 com o keyframe selecionado. Abrirá uma tela para serem inseridas as ações. Coloque o seguinte código:

if (Number(_framesloaded) == Number(_totalframes)) {
 * *gotoAndPlay(3);
}

7 – Faça o mesmo no segundo keyframe de “acoes” mas desta vez insira o código:

gotoAndPlay(1);

Prontinho. Esta é a maneira mais simples.
O comando _framesloaded retorna o número de frames carregados até o momento, e o comando _totalframes, retorna o total de frames da apresentação. No if indicado acima, é perguntado se a quantidade de frames carregados é igual a quantidade total de frames da apresentação. Se for, o filme se inicia, se não ele “volta o filme” e continua perguntando.

Existem outras maneiras mais sofisticadas que eu não vou postar aqui por que me levaria muito tempo, mas utilizando esta maneira, ainda dá pra sofisticar um pouco.

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Veja só: se você sabe a quantidade total de frames, e sabe quantos já foram carregados, então dá pra calcular a porcentagem do filme que foi carregada!

Eu fiz o seguinte exemplo:
Para fazer siga os passos (não vou postar em detalhes):

1 – Crie um “movieClip” contendo uma barra que cresce em 100 frames e em outro layer um texto que servirá de variável. Nas propriedades do texto escolha a opção “Dynamic text” e no campo “Var” digite “percent”

2 – No primeiro frame deste movieClip, insira a ação:

stop();

3 – Insira o movieClip criado da cena criada acima em um novo layer. Nomeie o movieClip de “barra”.

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4 – Modifique a ação do layer “acoes” no primeiro frame para:

if (Number(_framesloaded) == Number(_totalframes)) {
 * *gotoAndPlay(3);
}
else{
 * *barra.percent = ((_framesloaded * 100) / _totalframes) + "%";
 * *barra.gotoAndStop(int((_framesloaded * 100) / _totalframes));
}

 

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