Comparativo: Servidor VPS x Servidor Dedicado

Artigos

Contratar uma hospedagem é a principal maneira de colocar seu site ou aplicação na internet. Os iniciantes geralmente recorrem para a hospedagem compartilhada, porque esta oferece melhores custos e amplo suporte. No entanto, conforme o negócio vai crescendo, é natural que os recursos da hospedagem compartilhada passem a ser insuficientes. Quando isto acontece, a Hospedagem em servidor VPS ou dedicado torna-se uma opção a ser considerada.

Entretanto, muitas dúvidas surgem a respeito destes dois tipos de hospedagem. Por esse motivo, vamos explicar para você as principais características e diferenças entre estes dois tipos de servidores. Saber como funciona cada serviço é indispensável para saber qual é o certo para o seu site. Vamos lá!

O que é servidor VPS

VPS vem do acrônimo em ingles Virtual Private Server (Servidor Virtual Privado). Este tipo de hospedagem é uma opção intermediária entre a compartilhada e a dedicada, e surgiu justamente voltada para clientes que ainda não podem migrar para um servidor dedicado, mas cujas necessidades não são mais atendidas pela hospedagem compartilhada.

O servidor VPS nada mais é do que uma máquina virtual dentro de um servidor físico. Como assim? Para entendermos corretamente, devemos compreender o básico do conceito de virtualização.

Virtualização

Imaginemos um exemplo de um servidor: um computador bem potente com vastos recursos de memória e armazenamento. Dentro deste computador, podemos criar várias máquinas virtuais que simulam servidores independentes. Isto é virtualização.

No caso da hospedagem VPS, seu site fica dentro de uma máquina virtual dentro deste servidor com grade capacidade de processamento e memória. Mas qual a diferença disto para uma hospedagem compartilhada? É que, no caso do VPS, existe uma quantia de recursos dedicados somente à sua aplicação.

Enquanto na hospedagem compartilhada o seu site divide os recursos do servidor – como memória RAM – no servidor VPS uma porção desses recursos é reservada para sua aplicação.

Funciona assim: é especificado uma parte dos recursos daquele servidor para ser dedicado somente à sua aplicação. Esses recursos não serão divididos com outros sites. Essa característica é similar aos servidores dedicados.

Ou seja, apesar da sua aplicação não estar em um servidor fisicamente exclusivo, uma série de recursos da máquina são alocados somente para o seu site. Isso possibilita uma hospedagem melhor do que a compartilhada.

No mais, a máquina virtual se comporta exatamente como um servidor físico à parte. Isso oferece muito mais acesso ao usuário. O servidor VPS tem sua própria cópia de sistema operacional, e fornece muito mais liberdade de acesso ao cliente. Numa hospedagem VPS, é possível instalar uma série de softwares no servidor sem necessitar de autorização do provedor, uma vez que a funcionalidade dele não depende das outras aplicações que rodam na máquina física.

O servidor VPS fornece independência para a aplicação e melhor disponibilidade. Além disso, o cliente terá acesso root ao servidor, o que dá uma gama de possibilidades de gerenciamento aos usuários mais avançados.

O que é servidor Dedicado

Quando falamos em servidor dedicado, nos referimos a uma máquina fisicamente independente dos outros servidores. Ou seja, cada cliente da hospedagem possui um servidor físico só para o seu site.

Nesse caso, não há nenhum tipo de divisão ou compartilhamento. O servidor inteiro é usando somente por você. Vamos fazer uma analogia para ilustrar.

Imagine que o Servidor VPS é uma casa geminada. Ou seja, ela divide o terreno com outras casas iguais, mas tem uma porção independentes só para ela. Já o Servidor Dedicado é uma casa única em um terreno. Não há nenhum outro imóvel ao lado, e todo o espaço do terreno pode ser utilizado pelo proprietário da casa.

O Servidor dedicado oferece amplo acesso e possibilidade de customização. Obviamente, tudo isso tem seu preço. A hospedagem dedicada é uma das opções mais caras do mercado. Enquanto é possível encontrar hospedagens VPS com preços um pouco mais alto que o das compartilhadas, no caso do servidor Dedicado este valor sobe muito.

Comparativo: Servidor VPS vs Servidor Dedicado

A bem da verdade, o servidor VPS é muito parecido com um servidor dedicado na hora de colocar sua aplicação na Web. Com a tecnologia atual, as máquinas virtuais fornecem características quase idênticas à de um computador convencional. Confira no quadro a seguir a comparação das principais características dos dois tipos de servidores:

 Servidor VPSServidor Dedicado
CustoCusto baixo, ótima opção para quem está migrando da hospedagem compartilhada.Um dos tipos de hospedagem mais caras do mercado.
EscalabilidadeAlguns provedores permitem que você configure a máquina virtual de acordo com suas necessidades. É possível adicionar mais memória ou alterar o CPU por exemplo.Menor escalabilidade que o VPS por ser um servidor físico a parte, suas características são mais fixas e somente podem ser alteradas migrando para um novo servidor.
IndependênciaIndependência criada virtualmenteIndependência física total.
DesempenhoDesempenho inferior ao de um servidor dedicado.Melhor desempenho por ser um servidor dedicado.

Qual escolher?

A verdade é que não existe uma melhor opção entre os dois tipos de servidores. O que existe são ferramentas diferentes para situações diferentes. A melhor forma de escolher a hospedagem certa é conhecer a fundo o que o seu negócio ou site precisa.

Se você já utiliza hospedagem compartilhada há algum tempo e ela não comporta mais o seu serviço, o recomendado é migrar primeiro para um servidor VPS. Por ser bem mais barato que um dedicado, essa opção intermediária deve ser a primeira opção para quem quer fazer essa mudança.

A escalabilidade é um dos principais atrativos do Servidor VPS. Às vezes, você precisa de um upgrade na hospedagem para seu site funcionar melhor, mas na maioria dos casos não precisa de todo um servidor dedicado para isso. Para que usar um canhão de prótons para matar formigas, não é mesmo? Na maior parte das situações, basta uma hospedagem VPS para melhorar o desempenho da sua aplicação.

Porém, se você possui um negócio muito grande com necessidade de extrema estabilidade, o servidor Dedicado pode ser uma melhor opção. Não que o VPS seja instável, muito pelo contrário, mas como possui outras aplicações rodando no mesmo servidor físico, nunca se sabe, não é? É claro que imprevistos podem acontecer (as chances são mínimas) em qualquer uma das opções, entretanto, o servidor dedicado é uma opção muito mais robusta em todos os sentidos.

A principal dica para decidir entre VPS e Dedicado é conferir todas as configurações, opções de acesso e recursos oferecidos pela hospedagem. Vamos esquematizar para entender melhor, ok?

Quando escolher o Servidor VPS:

  • Quando as opções da hospedagem compartilhada estão recém começando a ficar insuficientes para sua aplicação;
  • Quando você precisa de mais acesso a configurações do Servidor, mas não necessariamente de todos os recursos de uma máquina física;
  • Se você quer ter opção de escalabilidade dos recursos de acordo com as exigências do seu negócio, pagando por aquilo que realmente precisa consumir;
  • Quando você deseja ter as opções de customização de um servidor dedicado, mas não tem orçamento para um;
  • Quando você precisa instalar um SO (sistema operacional) diferente ou outros softwares exclusivos em seu servidor;
  • Se você deseja criar um e-commerce com opções avançadas de segurança.

Quando escolher o Servidor Dedicado:

  • Quando você possui um negócio de grande porte que possui tráfego muito intenso;
  • Quando seu negócio precisa hospedar diversos sites diferentes;
  • Se sua aplicação possui um alto consumo de recursos;
  • Quando a indisponibilidade do serviço deve ser de praticamente 0%;
  • Se você pretende fazer revenda de hospedagem compartilhada;
  • Se sua aplicação necessita de acesso a todas as opções de configuração disponíveis no servidor;
  • Quando você tem uma empresa de médio ou grande porte, e deseja implementar uma Intranet para que o sistema do seu negócio funcione via Web;
  • Quando se trata de um grupo de empresas que irá dividir os recursos do servidor para áreas de negócio diferentes.
  • Quando existe larga disponibilidade de recursos financeiros.

Resumindo de forma bem simplificada: o servidor dedicado deve ser contratado apenas se as opções do VPS não suprirem suas necessidades. A dica mais importante para economizar é primeiro verificar se o servidor VPS não atende àquilo que você necessita para seu site.

Servidor gerenciado ou não?

Algo que talvez seja mais importante que o tipo de Servidor (VPS ou dedicado) é se a hospedagem conta ou não com suporte para gerenciamento do servidor.

Na contratação de um serviço do tipo gerenciado, a empresa de hospedagem designa um profissional técnico para garantir o correto funcionamento e a disponibilidade do serviço. Em um servidor VPS gerenciado, por exemplo, o suporte terá a responsabilidade de colocar a máquina virtual para rodar. Dessa forma, você tem um servidor rapidamente configurado e pronto para uso.

Para uma melhor hospedagem, o servidor deve ter um monitoramento constante. Essa é mais uma vantagem do servidor VPS ou dedicado gerenciado. Ter uma empresa constantemente monitorando o estado do seu servidor garante um número significativamente menor de problemas. Além disso, a contratar uma opção gerenciada conta com os seguintes benefícios:

  • Menor tempo de configuração: As opções básicas já são pré-configuradas para você;
  • Reforço na segurança: as atualizações necessárias são feitas regularmente, o que garante uma maior proteção para sua aplicação;
  • Menor necessidade de conhecimento técnico: Ter um profissional capacitado para cuidar dos detalhes técnicos dá a você muito mais tempo para trabalhar em sua aplicação.

A maior vantagem em contratar um Servidor não gerenciado está no menor valor. As opções são extremamente mais baratas nessa modalidade, seja em servidores VPS ou dedicados. No entanto, contratar um servidor com administração pode trazer um melhor custo-benefício a longo prazo.

Imagine que você contrate um servidor não gerenciado para economizar no orçamento. Porém, por não possuir conhecimento técnico necessário acaba precisando contratar um administrador à parte. Isso poderá trazer mais custos do que a contratar o gerenciamento diretamente do provedor de hospedagem.

A contratação de um servidor VPS ou dedicado sem a opção de gerenciamento pelo provedor de hospedagem, somente é recomendada quando:

  • Você tenha tempo disponível para fazer todas as configurações e atualizações necessárias;
  • Sua equipe possuir profissionais qualificados para fazer manutenção de servidores;
  • Você quer ter controle total de sua aplicação e acesso ilimitado a todas as opções de configuração do servidor;
  • É crucial para seu negócio que ninguém além de você tenha acesso à sua aplicação;
  • Você realmente precise de um upgrade em sua hospedagem compartilhada, mas não tem orçamento para a contratação da opção gerenciada.

Conclusão

Agora você conhece as principais diferenças entre um Servidor VPS e um Servidor Dedicado, e com essas informações ficará muito mais fácil escolher qual hospedagem de site ideal para seu projeto.

Uma das melhores formas de tirar dúvidas sobre os serviços é colocando a mão na massa. Fique atento às empresas de hospedagem que oferecem opções de teste do serviço. Essa possibilidade é interessante para ver detalhadamente as funcionalidades da ferramenta. Além disso, uma consulta ao time de suporte do provedor pode lhe ajudar a esclarecer suas questões.

Como vimos, na prática os servidores VPS e dedicados são muito parecidos, contando com ótimas opções de desempenho e segurança. Use o que aprendeu aqui e confira as opções dos principais provedores para avaliar qual das opções é a mais indicada para a sua situação. Na “briga” entre os tipos de servidores de hospedagem, quem ganha é o cliente com mais opções para seu site.

Este post foi útil para você? Esperamos que sim! Se deseja hospedar o seu site em um servidor seguro e estável confira os planos do HospedandoSites.