Como organizar seu desktop?

Tutoriais Informática Tutoriais Windows

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá pra saber onde começa e onde termina? Quem nunca enfrentou ou enfrenta esse problema? Quer umas dicas para evitar esse mal e melhorar a sua produtividade?


É uma coisa bem comum vermos pessoas que trabalham com uma enorme quantidade de arquivos e atalhos na área de trabalho do computador. Além de causar um horrível caos visual isso pode atrapalhar a sua produtividade, e quando se é freelancer a organização deve ser uma das suas principais ferramentas.

Na correria do dia a dia, ou mesmo por preguiça, muitas vezes ficamos tentados a salvar arquivos na área de trabalho prometendo a nós mesmos que ao terminarmos a tarefa vamos guardar aqueles arquivos em seus devidos lugares, e assim vamos acumulando arquivos no desktop até virar uma bagunça.

Realmente o desktop é uma área reservada para o trabalho que está ali para facilitar a sua vida deixando a disposição os arquivos que você está usando com mais frequência e para evitar que tenha de buscar esses arquivos em diferentes pastas, ajudando você a ganhar tempo.

O problema não está em você salvar arquivos na área de trabalho e sim em deixá-los lá após finalizar suas tarefas. Vou deixar aqui algumas dicas para ajudar você a organizar seu desktop e consequentemente melhorar sua produtividade.

Comece do zero

Aceite que a sua área de trabalho está uma verdadeira bagunça e que isso já fugiu de seu controle, sendo assim, junte todos os ícones e arquivos dentro de uma pasta que você pode nomear como “antiga área de trabalho”, isso já vai lhe deixar com uma sensação melhor pois verá seu desktop vazio em alguns segundos. Não se preocupe com essa pasta por enquanto pois voltarei a falar sobre ela no final do artigo.

Crie um plano de organização

Crie um plano de organização que realmente funcione, eu me organizo da seguinte forma: crio na área de trabalho uma pasta chamada “arquivos diversos” e salvo lá todos os arquivos com que estou trabalhando ou que eu faço download.

Tudo bem que parece a mesma coisa que você estava fazendo na área de trabalho só que assim pelo menos fica tudo guardado em apenas uma pasta e com certeza é bem mais fácil de gerenciar, você pode criar o seu próprio plano de organização mas é importante ter um para poder direcionar sua organização e seus arquivos.

Utilize aplicativos

Existem aplicativos que você pode conseguir facilmente na internet que podem lhe ajudar a organizar sua área de trabalho além de ajudar na classificação dos arquivos que você utiliza na internet.

Um desses aplicativos que posso citar como exemplo é o Evenote, ele funciona quase da mesma maneira que você estava fazendo com sua área de trabalho, ou seja, jogando tudo num só lugar, porém utilizando uma extensão do Evernote é possível organizar seus arquivos de acordo com o tipo e enviá-los diretamente para uma das pastas que você criou.

Esse é apenas um exemplo mas existem outros aplicativos muito úteis para organização como oSkitch, Belvedere, Simplenote entre outros, escolha aquele que mais se adapta as suas necessidades de trabalho e utilize-o.

Organize a bagunça

Lembra daquela pasta lá do começo em que eu disse pra você colocar todos os arquivos da área de trabalho? então, agora é a hora de você organizar todos aqueles arquivos excluindo o que é lixo e guardando os arquivos em suas respectivas pastas de destino. Aproveite também para utilizar as pastas que já vem no sistema do computador para separar imagens, músicas e vídeos.

Procure deixar em sua área de trabalho apenas aqueles atalhos que você realmente utiliza e com certa frequência, organize esses ícones por tipo como por exemplo colocar os atalhos do pacote office próximos ou o pacote macromédia e assim por diante, isso também facilita bastante na hora do trabalho.

Ainda levará um tempo até você se disciplinar e organizar bem a sua área de trabalho mas essa organização é possível e lhe trará benefícios com relação a sua produtividade uma vez que você passará menos tempo procurando arquivos em meio a uma bagunça.

Fonte