Evite ou recupere-se de punições do Google

Tutoriais Informática

Além de deixar seu blog otimizado para aparecer em sites de buscas (SEO) é importante cumprir certas regras estabelecidas pelos mesmos. Vejamos agora como evitar e se recuperar de punições aplicadas pelo Google.


1 – Número de páginas indexadas: Verifique periodicamente o número de páginas indexadas do seu blog, digite na pesquisa do Google o seguinte (substituindo a parte em azul pelo endereço do seu blog):

site:seublog.blogspot.com

No topo da página de resultados podemos ver o número de páginas presentes no índice do Google. Podem haver variações no número, mas se essas variações forem muito grandes ou se você não obtiver nenhum resultado na pesquisa, verifique a página de Erros de rastreamento dentro do item Diagnósticos do Google Webmasters Tools. Se encontrar erros, poderá encontrar suas respectivas soluções na própria Ajuda do site. Se tiver adicionado o site recentemente, aguarde mais alguns dias e faça nova verificação.

2 – Verificação de Confiabilidade: O Google possui um lista de sites suspeitos em seu índice, formada principalmente por spammers, hospedeiros de malwares, conteúdo duplicado entre outros. Verifique se seu site consta nesta lista no seguinte endereço (substituindo a parte em azul pelo endereço do seu blog):

http://www.google.com.br/safebrowsing/diagnostic?site=seublog.blogspot.com

Para evitar que seu blog seja incluído nesta listagem, evite o Plágio e o Conteúdo Duplicado. Além disso, certifique-se de incluir o atributo “nofollow” à links vendidos e remover links de fontes duvidosas, principalmente nos downloads. Verifique também se não constam links para malwares ou spam nos comentários do seu blog.

rel=”nofollow” href=”URL do Link”>Texto do Link

3 – Solicitando uma reconsideração: Se o seu blog foi retirado do índice do Google e você conseguiu identificar e corrigir os problemas, pode solicitar uma reconsideração e assim ter suas páginas de volta. Para isso, basta acessar a página do pedido de reconsideração (em inglês), selecionar seu site na lista Choose Site, marcar a opção By submitting this request… e explicar o que havia de errado e como foi feita a correçãp (a explicação também deve ser em inglês). Depois clique em Request reconsideration e aguarde até que seu pedido seja processado.

Lembrem-se que hoje e cada dia mais os motores de busca são o coração da internet e é através deles que poderemos nos destacar. Faça do Google e dos outros seus melhores amigos