Como fazer backup de suas fotos armazenadas no Instagram

Tutoriais Informática

É provável que você use o Instagram para editar e compartilhar fotos online. Veja a seguir algumas formas simples de fazer um backup dessas imagens em seu PC.


O Instagram é um fantástico serviço para compartilhamento de imagens, mas fazer uma cópia em seu PC das fotos armazenadas nos servidores pode ser algo complicado. Mostramos a seguir algumas formas fáceis de fazer o download de suas imagens no Instagram.

É possível enviar imagens por e-mail ou apagá-las clicando no menu de opções (os três pontos pretos no canto inferior direito da tela) na página da imagem no aplicativo do Instagram. Você pode até baixar uma imagem abrindo a página correspondente em um navegador e salvando-a no HD, mas é um método tremendamente ineficiente se você tem mais do que um punhado de imagens online.

Até o momento, não há uma forma oficial de baixar todas as suas imagens em um único pacote. Mas há uma boa notícia: alguns engenhosos desenvolvedores web criaram serviços simples (e gratuitos) que permitem fazer exatamente isso. Vamos conhecer quatro deles.

Instaport

A melhor opção para um simples backup é o Instaport (instaport.me), que permite exportar toda sua biblioteca de imagens como um único arquivo .zip. Você pode até escolher quais imagens baixar usando critérios como quando foram tiradas ou quais hashtags você usou em sua descrição.

Basta fazer login com seu usuário e senha do Instagram, configurar as opções de exportação e e clicar no botão verde que diz Start Export. Em pouco tempo você verá um link para um arquivo .zip com as imagens escolhidas. O desenvolvedor do Instaport promete para breve recursos extras, como a capacidade de transpor seu álbum para serviços como o Flickr, Facebook ou Google+.

Copygram

Se o Instaport não atende às suas necessidades experimente o Copygram (copygr.am), um site que permite que você veja suas fotos, as de outros usuários e até mesmo faça o upload de novas imagens para o Instagram usando o navegador. É praticamente uma interface web completa para o serviço, e muito útil se você quer compartilhar algo mas está sem um smartphone Android ou iOS na mão.

Mas o Copygram também permite que você baixe as suas fotos no Instagram para seu PC. Para fazer isso basta fazer login no Copygram (usando sua conta no Instagram, você precisará autorizar o site a acessar suas imagens) e clicar no botão que diz “Back Up Photos” no topo da tela.

Na tela seguinte selecione as imagens que deseja incluir no Backup e clique no botão azul que diz Backup Now!. Você irá receber um e-mail com um link para um arquivo .zip contendo suas fotos.

InstaBackup

Usuários de Macs tem como opção o InstaBackup, um app gratuito que permite o download das imagens direto para seu HD. Só há um detalhe: quem usa o Mountain Lion deve usar o Chrome ou Firefox para se autenticar no Instagram, já que o InstaBackup não é compatível com a versão do Safari no Mountain Lion.

E se eu quiser começar do zero?

Atualmente não há uma forma simples de apagar várias fotos do Instagram de uma só vez. Se você tiver paciência, e se não forem muitas imagens, você pode apagá-las individualmente clicando no menu de opções (novamente, os três pontos pretos no canto inferior direito da tela) na página da imagem no aplicativo do Instagram.

Fonte: Pcworld