Ubuntu: como configurar o firewall

Tutoriais Linux

logo

Aprenda quais são os passos necessários para ativar mais essa proteção em seu computador.


Computadores que usam o Ubuntu possuem uma função de firewall denominada “UFW” (Uncomplicated Firewall, na sigla em inglês). No entanto, a opção para ativá-la não aparece nas configurações do sistema, como acontece no Windows, pois é preciso inserir alguns comandos manualmente. É justamente isso que você vai aprender a fazer agora.

Através do Terminal

O processo de ativação do firewall no Ubuntu pode ser feito rapidamente através do Terminal. Dessa forma, acesse o menu de aplicativos, digite “Terminal” e, assim que a janela de comando estiver aberta, insira “sudo ufw enable”. Isso já faz com que o mecanismo de defesa seja ativado.

1

Agora, caso você também queira, é possível adicionar regras específicas para personalizar as ações de seu firewall. Isso faz com que a segurança seja ainda maior e evita que seu computador fique vulnerável. Por exemplo, para permitir o tráfego SSH através da porta 22, é possível especificar os seguintes comandos no “Terminal”:

  • “sudo ufw allow 22″ (para permitir tráfegos TCP e UDP);
  • “sudo ufw allow 22/tcp” (para permitir apenas o tráfego TCP nesta porta); e
  • “sudo ufw allow ssh” (para verificar a porta requerida pelo SSH e permitir o acesso).

2

Esses são apenas alguns exemplos de regras que podem ser adicionadas. Para apagar alguma que você não quer mais, basta digitar “delete” antes da regra. Por exemplo, para excluir o primeiro dos exemplos listados acima, você deve inserir o comando “sudo ufw delete allow 22”.

3

Para verificar todas as especificações que você criou, digite “sudo ufw status”. Isso faz com que todas as regras configuradas em seu sistema sejam exibidas.

4

Caso alguma coisa tenha dado errado, é possível resetar o firewall com o comando “sudo ufw reset”, que também desativa o mecanismo de defesa.

5

Usando uma interface gráfica

Se ficar digitando muitos comandos acaba deixando tudo muito confuso para você, há como instalar uma versão de configuração de firewall parecida com a do Windows. Para fazer isso, basta ir até o “Terminal” e digitar “sudo apt-get install gufw”. Isso faz com que uma interface mais amigável seja incluída nas configurações do sistema, assim como no SO da Microsoft.

6

Com ela, você pode ativar e desativar o firewall utilizando o botão em “Status” e também pode adicionar, editar e excluir quantas regras desejar, com os sinais “+” e “–”. Com essas dicas, esperamos ter ajudado você a configurar seu computador para torná-lo ainda mais protegido.

Fonte