O Que É Bitcoin E Como Essa Moeda Funciona?

Uma tecnologia que desperta curiosidade são as moedas virtuais, que já podem ser encontradas no mercado há alguns anos. Porém, muita gente ainda se pergunta o que é Bitcoin, a primeira moeda virtual, que começou a ser divulgada em 2008.

Publicidade - O artigo continua após o banner

Nos últimos anos, o termo bitcoin se tornou popular e virou notícia em todo o mundo por diversos motivos: sua valorização ou desvalorização rápida, histórias de pessoas que ficaram milionárias com bitcoin e os casos de quem perdeu tudo. Mas, afinal, o que é bitcoin? Como funciona essa famosa moeda virtual?

O que é Bitcoin?

bitcoin foi a primeira moeda virtual do mundo. Ou seja, ela não existe em papel nem em nenhum lugar além de sistemas digitais. Além disso, é uma moeda descentralizada, o que significa que não existem bancos ou governos que atuam como intermediários.

Também é a primeira moeda descentralizada do mundo. Isso significa que, além de não ser regulado por governos, bancos ou empresas, é possível comprar, enviar e receber bitcoins sem nenhum intermediário, como bancos ou emissores de cartão de crédito.

O valor do bitcoin varia pela sua oferta e demanda no mercado, como um ativo. As transações são registradas publicamente em um sistema de registros codificados chamado blockchain (cadeia de blocos), espécie de livro-caixa que não revela o nome dos interlocutores e garante mais segurança e privacidade ao processo.

Publicidade - O artigo continua após o banner

Como adquirir bitcoins?

Para conseguir bitcoins de outras formas além da mineração, pode-se comprá-las por exchanges, corretoras de criptoativos que facilitam as trocas com maior segurança; ou diretamente de vendedores, no sistema “peer to peer” ou “par-a-par”, também disponível em plataformas destinadas à comunicação da compra. Atualmente, adquirir bitcoins pelas exchanges é a forma mais usual e a que dá maior confiança aos usuários.

Muitas pessoas que utilizam o bitcoin como uma forma de especulação, comprando moedas quando elas estão desvalorizadas e baratas para depois revendê-las quando elas valorizarem em relação às moedas oficiais. Há relatos de pessoas que se tornaram rapidamente ricas com esse tipo de especulação, que, no entanto, é um processo bastante arriscado.

Benefícios e riscos

As moedas digitais são boas alternativas para o usuário que não quer ficar refém das determinações do governo sobre as moedas nacionais. Como não há banco, você faz a custódia do seu dinheiro e paga menores taxas para realizar transações de forma anônima, com privacidade.

Sobre os riscos, existem movimentos de governos, como o da China, para tentar proibir, regulamentar e tributar o sistema de criptomoedas, ou até criar sistemas digitais para o próprio país. Também há a dependência das oscilações de valores de acordo com o mercado, então a compra e venda de bitcoins deve ser estudada e realizada por plataformas confiáveis.

Quer aprender mais sobre Bitcoin e Criptomoedas?

Se você não tem conhecimento e deseja saber mais sobre Bitcoin e Criptomoedas, listamos alguns cursos que pode te ajudar. Basta clicar aqui.

Publicidade - O artigo continua após o banner

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Publicidade - O artigo continua após o banner

Deixe um comentário