Entenda a influência da internet na atração de leads ao seu site

Artigos Mundo Web

A atração de leads é parte essencial de toda estratégia de marketing voltada para a internet.

O público médio da web está em busca de conteúdo que traga novas informações e soluções antes de fechar qualquer negócio.

Com isso, o ciclo de vendas se torna mais complexo. As empresas têm que elaborar estratégias certeiras para manter a atenção do lead pelo tempo que for preciso.

Os estágios do ciclo incluem:

  • Aprendizado e descoberto;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Avaliação e compra.

Todo e qualquer lead precisa ser adequadamente gerido para passar por todas as etapas.

Leia o texto a seguir para saber o que é um lead, como convertê-lo em cliente, a importância da internet nesse processo e dicas para potencializar a geração de leads.

O que é lead

Todo cliente já foi um lead. Isto é, um visitante que fornece informações de contato para ter acesso a conteúdos ricos (e-books, ofertas especiais, webinars).

É o primeiro passo do relacionamento entre possíveis clientes e uma empresa de paineis solares rj, por exemplo.

De várias formas, o lead representa uma oportunidade para a marca. Isso porque, na prática, o lead é aquela pessoa que demonstra interesse em obter mais informações sobre os produtos e assuntos relacionados à atuação da empresa. No entanto, ainda não fez nenhuma compra.

O conceito de lead é importante para que a equipe de vendas possa se dedicar à parcela do público que tem interesse real nos produtos oferecidos.

É uma parcela pequena quando comparada com o público em geral, mas é a partir dela que a administradora de condominios residenciais começa a estruturar e engajar a base de clientes.

Chegamos ao ponto central do conceito: os leads não são conquistados por meio de uma abordagem direta, cujo único objetivo é concretizar vendas.

É preferível começar oferecendo conteúdo de valor para instigar o usuário e, assim que ele começar a se movimentar dentro do funil de vendas, é possível segmentar conteúdo até a compra ser realizada.

Como gerar e converter leads

Existem estratégias e ações específicas que os vendedores de ar condicionado para restaurante devem fazer para gerar e converter leads em clientes fiéis.

Elas passam por estratégias de SEO, redes sociais, inbound marketing e outros elementos similares. Acompanhe os tópicos que vêm a seguir para entender melhor.

  1. Use as técnicas de SEO

A ordem dos resultados de pesquisa que aparecem no Google não é obra do mero acaso. Todos eles são analisados e catalogados por um algoritmo criado especialmente para isso.

Para garantir uma boa posição, o conteúdo deve respeitar as regras de otimização para SEO.

Trata-se de técnicas por vezes simples que melhoram a reputação e a relevância do material veiculado na internet.

A escolha de títulos atrativos, o uso de palavras-chaves populares e a criação de design responsivo são algumas regras de SEO que merecem menção.

  1. Produza conteúdo de valor

Os posts sobre como fabricar velas em casa, por exemplo, precisam ser verdadeiramente interessantes.

Esse é o pilar que sustenta o chamado marketing de conteúdo: a produção de materiais relevantes como forma de publicidade indireta.

A qualidade e a especificidade da produção de conteúdo é o que determina a velocidade da jornada de compra de cada lead.

Procure tirar dúvidas frequentes, explicar os benefícios do produto de forma lúdica e trazer informações que os leads ainda não tenham acesso.

Dessa forma, cada vez mais pessoas vão chegar à marca de maneira orgânica, vão se tornar leads e poderão ser devidamente convertidas.

  1. Explore as redes sociais

Todo conteúdo produzido, seja no site ou no blog de uma empresa, precisa ser compartilhado e repercutido em outras plataformas para que a visibilidade seja ampliada.

As redes sociais são ótimas ferramentas para alcançar esse objetivo. Normalmente, os seguidores de serviço de torneiro mecanico, por exemplo, já têm interesse no assunto, mas ainda não tiveram acesso às informações necessárias para serem qualificados.

Assim, compartilhar os posts no Facebook ou no Twitter, por exemplo, contribui para que esses dados cheguem à base de seguidores, o que estimula a geração de leads.

  1. Invista em landing pages

As landing pages são páginas criadas especialmente para captar informações dos visitantes.

São instrumentos importantes para proporcionar conteúdo de valor em troca do nome, e-mail ou número de telefone da pessoa interessada.

As landing pages devem conter textos com CTAs atrativos, que incentivam o leitor a informar os dados desejados.

A importância da internet na atração de leads

A internet é um dos principais meios de comunicação usados ao redor do planeta hoje em dia.

Ela funciona de um jeito diferente das plataformas comunicativas tradicionais, como jornal, rádio e televisão.

Os usuários da internet têm uma sensação mais intensa de autonomia e curiosidade. Isso se deve à grande oferta de conteúdo que os sites, como o Google e as redes sociais, proporcionam diariamente.

Diante desse cenário diferente, as empresas se viram obrigadas a desenvolver outras estratégias de divulgação.

No lugar dos anúncios invasivos e das peças publicitárias cujo único objetivo é vender, entrou o inbound marketing.

Também chamado marketing de atração, esse conceito revolucionou a forma como os gestores pensam o marketing.

A produção de conteúdo relevante passou a ser uma das frentes de atuação principais. O posicionamento dos responsáveis pelo curso de reciclagem de bombeiro civil também.

Agora, a tendência é enxergar a internet como uma ferramenta de trabalho real. A linguagem que a marca adota nas redes sociais é parte integrante da imagem dela junto ao público.

Os leads estão completamente imersos no ritmo que a internet impõe. Dessa forma, os negócios também devem se dar de acordo com esse ritmo.

Por que se preocupar com leads?

Caso a importância da gestão de leads ainda esteja um pouco nebulosa, vamos explicar de uma vez por todas as vantagens de aplicar esse conceito na dinâmica de venda de seguro moto curitiba.

Quem não gerencia adequadamente os leads pode ter prejuízos consideráveis e deixar de aproveitar oportunidades de negócio muito valiosas.

Acompanhe os tópicos que trazemos na sequência para entender melhor e ter acesso a mais dicas de aplicação.

  1. Encurtar o ciclo de vendas

Como já salientamos, o lead é o intermediário entre o visitante e o cliente efetivo. Ele precisa ser alimentado com material relevante continuamente.

Isso quer dizer que não basta captar as informações de contato sem dar motivos para que o lead progrida pelo funil de vendas.

É necessário analisar o histórico dos leads, em qual etapa do funil eles se encontram e quais materiais geram mais engajamento.

Assim, as equipes de marketing e de vendas podem trabalhar nas melhores estratégias para manter o lead interessado e convertê-lo em tempos cada vez menores. Com o ciclo de vendas mais curto, a empresa obtém mais lucro em menos tempo.

  1. Fazer a higienização da base

O monitoramento contínuo dos leads ajuda a acompanhar a saúde de cada contato. A “saúde” diz respeito ao engajamento dele em relação aos conteúdos segmentados pela marca.

Os leads que marcam e-mails como spam, pedem para serem descadastrados de newsletters e afins são inválidos.

Eles precisam ser apagados para evitar que os números das estratégias de marketing sejam prejudicados.

  1. Enviar campanhas periódicas de e-mail marketing

A interação com a base de leads tem que ser constante. Não significa encher a caixa de entrada deles sem qualquer critério, mas manter um canal comunicativo frequente.

Nesse contexto, as técnicas de e-mail marketing são as mais indicadas.A empresa especializada em locação de salas e coworking pode disparar newsletters semanais sobre temas pertinentes, como as características de uma sala para alugar em joao pessoa.

O importante é oferecer materiais interessantes para se manter em contato com o lead e não perder nenhuma oportunidade de conversão.

  1. Organizar as listas de leads

Existem softwares que são usados para organizar os dados de todos os leads de forma intuitiva.

Com o Lead Tracking, por exemplo, é possível saber quais páginas do site o lead visitou. Já o Lead Scoring traz dados sobre o interesse do lead para quantificar a qualificação dele.

Além disso, as listas devem conter a fase do funil e as características das personas de todos os leads.

Essa estratégia é perfeita para que as informações fiquem devidamente organizadas na hora de direcionar conteúdo ou fazer contato.

Conclusão

A atração de leads mobiliza vários elementos do marketing digital. O inbound marketing, a gestão de redes sociais e o e-mail marketing são alguns exemplos que foram abordados.

Além disso, também atentamos para a importância crucial da internet nessa nova fase das relações comerciais.

Agora você está preparado para desenvolver estratégias avançadas de geração e conversão de leads.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.