Dicas de tecnologia para otimização da sua empresa

Mundo Web

O investimento na área tecnológica é essencial para as empresas que desejam crescer e obter um diferencial no mercado. Nesse sentido, empresas que apostam em uma tecnologia otimizada podem ter diversos benefícios na rotina, visto a agilidade e mais especificidade de muitas ações.

Inclusive, as vantagens podem variar desde o aumento da produtividade, assim como uma melhora nos processos dentro da corporação. 

Para investir em tecnologia otimizada é necessário contar com uma equipe de tecnologia da informação, ou TI, adaptando-se em diversos segmentos e favorecendo a receita da empresa. 

Se a empresa investe em tecnologia ela consegue melhorar suas demandas e até mesmo obter mais lucros. Para isso, a empresa pode investir em inovação, por meio do uso de softwares que favorecem o bom desenvolvimento da empresa. 

Por isso, neste artigo, traremos dicas sobre como implantar um sistema de tecnologia otimizada em sua empresa, independentemente dos segmentos. Quer saber mais sobre isso? Basta prosseguir a leitura. 

Invista na gestão de processos

Uma empresa que investe em tecnologia tem muito mais chances de crescimento, pois consegue otimizar diversos processos, além de gerenciar melhor o seu negócio. 

É sobre isso que a gestão de processos trata: tornar os fluxos mais rápidos e práticos, otimizando o tempo de atuação e serviço da empresa.

Além disso, nessa gestão mais otimizada é possível obter relatórios mais diretos sobre como melhorar o gerenciamento, favorecendo a identificação de pontos fracos e fortes da empresa.

Assim, se você percebe que muitos clientes ligam perguntando sobre o preço de mão de obra piscina alvenaria, pode identificar a necessidade de ampliar essa equipe, principalmente se está com uma equipe mais direcionada para piscinas de fibra.

Ter esse controle das ligações e interesses do cliente contribui com o direcionamento de investimentos e atuação para a empresa.

A gestão de processos também torna o caminho mais leve e menos burocrático, facilitando atividades de trabalho, compras em sites, ou mesmo interação entre equipes e com os clientes.

No caso do site, por exemplo, é possível avaliar se o cliente consegue acessar a página corretamente, se ele demora para ter o orçamento, se as páginas da internet demoram a carregar ou se vale a pena disponibilizar atendimento por chat/telefone.

Tudo isso pode ver verificado com o suporte tecnológico, para que melhorias sejam feitas e uma compra, por exemplo, seja concluída com mais qualidade e rapidez.

Agregue valor ao serviço

Para agregar valor ao seu serviço, o primeiro passo é agregar qualidade às tarefas e atividades da empresa.

Por exemplo, não dá para instalar um cabeamento de rede residencial em uma empresa que conta com mais de 50 funcionários e demanda um maior uso da internet e isso trará mais qualidade ao serviço. 

Assim, pode ser interessante verificar empresas de cabeamento de rede residencial e de empresas para uma instalação mais adequada aos espaços e necessidades de cada ambiente.

É importante atender o suporte técnico, dentro das necessidades que sua empresa possui. 

Isso representa ter uma atenção especial ao tipo de rede a ser instalada e equipamentos usados, como wi-fi ou modem.

A partir desse investimento em tecnologia, sua empresa estará pronta para agregar valor ao seu serviço, tornando-o ainda mais rápido.

Além do investimento em uma boa rede de internet a partir dos serviços de TI, é possível definir metas para a empresa. 

Outro ponto importante consiste em um processo de capacitação da equipe para o uso de novos softwares e ferramentas tecnológicas que serão integradas, assim como com uma renovação dos equipamentos de sua empresa.

Por exemplo, se você tem uma clinica particular urologista, que tal comprar computadores novos ou renovar os televisores da clínica, dentre outras mudanças, para trazer uma melhor experiência e mais qualidade aos exames?:

Afinal, tais medidas contribuem com a satisfação, experiência e obtenção de resultados, sendo importante no momento de agregar valor ao serviço. 

O uso da tecnologia e suporte técnico: o que sua empresa precisa saber?

Um dos grandes marcos do uso da tecnologia na empresa ocorre por meio de uma empresa qualificada em TI. 

Para isso, contudo, o seu negócio não necessariamente precisa ter uma ligação direta com o setor tecnológico, podendo ser uma loja de roupas ou uma desentupidora de esgoto Zona Sul, mas se apropriar das oportunidades que essas ferramentas trazem.

Em ambos os casos, ter uma infraestrutura boa na área de TI será fundamental para:

  • Otimizar os processos da empresa;
  • Definir os objetivos e métricas com mais qualidade;
  • Desenvolver uma estratégia operacional positiva;
  • Avançar a perfomance empresarial;
  • Facilitar a identificação dos problemas;
  • Ampliar o alcance de metas;
  • Realizar investimentos de forma correta;
  • Melhorar o rastreio de informações;
  • Avaliar melhor as ações e decisões da empresa. 

Tudo isso pode ser feito por meio do desenvolvimento de alguns dispositivos móveis, softwares, intranets e, até mesmo, um sistema corporativo que atue de forma eficiente e integrada.  

Além disso, investindo nesse tipo de ação sua empresa consegue reduzir problemas na rede, como a baixa velocidade, atendimento lento, pouco suporte na rede, carregamento falho das páginas e a baixa segurança nos conteúdos digitais. 

Com isso, os serviços oferecidos pelo seu negócio conseguem ser mais rápidos, eficientes e com carregamento fácil, com um suporte de ligações que consegue receber um maior número de clientes, sendo uma estratégia para ter melhores resultados, assim como uma boa performance.

Futuristic smart city with 5G global network technology

Resolução de problemas e benefícios da tecnologia

A identificação de problemas e a tomada de decisão é uma questão essencial na empresa, pois uma demora nessa análise pode custar a perda de clientes e um dano à imagem institucional.

Por isso, a internet pode ser utilizada como uma aliada nesse planejamento estratégico dos setores. 

O interessante é que a tecnologia já tem atingido também os usuários de serviços, assim como o ambiente residencial, já que muitas pessoas têm buscado pela automação residencial preço e todas essas ferramentas também contribuem para estratégias mais eficientes e um melhor alcance desses usuários.

Dentro das empresas, os serviços automatizados podem ser essenciais para:

  • Reduzir acidentes no local de trabalho;
  • Otimizar o tempo investido em atividades;
  • Direcionar as atividades empresariais de forma mais focada;
  • Melhorar a eficiência e produção da empresa;
  • Ampliar a economia;
  • Reduzir gastos e desperdícios. 

Várias atividades dentro da empresa podem passar por automatização, desde um aspecto mais técnico, como é no caso de uma máquina/software para realizar cálculos da área contábil até a automação completa da linha de fabricação de automóveis.

Tudo isso pode ser feito por meio da instalação de uma automação elétrica para a empresa, que consegue ser programada e adequada aos setores em que são aplicadas. 

Para isso, os sistemas automatizados contam com um controlador lógico programável (CLP), que pode ser planejado para executar tarefas, otimizando e direcionando ainda mais as atividades. 

Outra dica importante na questão desse suporte técnico é o investimento em uma rede de armazenamento em nuvem. 

Isso representa dizer que as empresas, em seus diferentes setores, podem subir arquivos, documentos, fotos e conteúdos para um armazenamento online, podendo ser acessado em diferentes locais e de diferentes dispositivos. 

Tudo isso, com uma rede de segurança, que inclusive, pode contar com senhas e criptografia. 

Por isso, é impossível pensar o ambiente empresarial atual sem refletir sobre o uso de dispositivos tecnológicos. 

Contrate um Customer success

Esse termo é relativamente novo no Brasil, mas é uma atividade que vem ganhando força, sobretudo, nos últimos anos. Um dos motivos dessa força, sem dúvidas, é o avanço tecnológico que já é uma realidade nas empresas. 

Mas, o que é o serviço de customer success? Basicamente, esse tipo de profissional é direcionado a manter uma boa satisfação do seu cliente, bem como melhorar a relação com ele a longo prazo. 

Por exemplo, em uma clínica veterinária que oferece o serviço de consultas e de raio x veterinário preço pode ter um setor de CS para contatar os tutores dos pets para colher avaliações ou recomendar serviços posteriormente.

Ou seja, esse profissional é focado na boa experiência que esse cliente deve ter para que seja fidelizado, retornando sempre que necessitar do serviço. 

Para isso, as ações estratégicas podem ser direcionadas para o meio tecnológico, por meio de ações em redes sociais, email marketing, whatsapp ou pelo site. 

Como o consumidor exerce um papel essencial para o sucesso do seu negócio, seja ele da venda de eletrodomésticos, do preço de gas para geladeira ou de uma consulta médica e veterinária, como mencionado, vale a pena contar com um profissional focado na experiência desse cliente e que considere/tenha experiência nesse tipo de serviço.

Uso de programas para desenvolvimento do negócio

O uso de programas e softwares podem ajudar o seu negócio a se desenvolver mais rapidamente e oferecer serviços com mais qualidade.

Para isso, existem programas e softwares que podem ser instalados em diferentes dispositivos, contribuindo para que sua empresa consiga:

  • Visualizar as reuniões agendadas;
  • Verificar as atividades do dia;
  • Analisar as métricas e resultados;
  • Emitir documentos;
  • Fazer pagamentos;
  • Postar textos, fotos e conteúdo para os colaboradores;
  • Ter acesso a relatórios e tabelas.

Imagine que sua empresa é uma fabricante de brindes personalizados e, por isso, vocês precisam ter controle sobre os pedidos, assim como um direcionamento para cada cliente. 

Para auxiliar nesses processos, é possível investir em softwares que ajudam na visualização dos pedidos, das metas do dia, dos orçamentos, assim como na emissão de notas fiscais e boletos.

Com isso, o empreendimento também pode ser beneficiado, sobretudo a otimização do tempo, visto que todas as informações serão dispostas e acompanhadas por meio das ferramentas.

Vale ressaltar, ainda, que esses softwares podem ser desenvolvidos por uma equipe de TI interna e dedicada ou empresas especializadas, de forma que seja personalizada para as demandas específicas do negócio.

Por fim, lembre-se que a tecnologia pode estar em diversos setores da sociedade, envolvendo desde o seu relacionamento interno com os colaboradores (com a melhora comunicativa), assim como com seus fornecedores e clientes. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.