Confira os melhores plugins gratuitos para WordPress

Tutoriais WordPress

O WordPress é uma das plataformas de criação de sites e blogs mais populares do mundo. Mesmo com funcionalidades avançadas, como SEO integrado, registro de domínio e templates editáveis, o WordPress é bastante intuitivo e simples de usar, o que o torna um dos queridinhos para quem precisa publicar conteúdo.

Além de todos os benefícios e recursos nativos do sistema, a plataforma conta, ainda, com centenas e centenas de plugins. Para quem não sabe, os plugins são ferramentas ou extensões que podem ser instalados facilmente no seu site ou blog, adicionando ainda mais funcionalidades e recursos a ele.

Quer tornar seu blog ainda mais profissional? Conheça alguns dos melhores plugins gratuitos para WordPress!

W3 Total Cache

O W3 Total Cache é um dos plugins mais utilizados do mundo. Além de melhorar a experiência de navegação nos sites e reduzir o tempo de carregamento das páginas, a ferramenta aperfeiçoa o SEO, otimizando a colocação dos sites nos rankings de resultados nos mecanismos de busca, como Google e Bing.

Yoast SEO

Um dos principais responsáveis pelo sucesso de um blog é um SEO bem feito. Para melhorar o posicionamento do site nos motores de busca, o Yoast SEO analisa quais publicações precisam ser otimizadas, o título e a posição das palavras-chave, aponta os erros de SEO da página e muito mais.

Disqus

O Disqus é um sistema de comentários para sites e blogs responsável por centralizar todas as interações da página na mesma plataforma. Com o Disqus, o usuário pode acompanhar comentários, curtidas e discussões, controlando e analisando as interações. Outro ponto interessante do plugin é que é possível aprovar e excluir comentários, bem como filtrá-los para evitar spam.

Contact Form 7

Todo bom site ou blog precisa de ferramentas de contato para que os visitantes possam interagir diretamente com o administrador da página. O Contact Form 7 proporciona exatamente o gerenciamento de diferentes formulários de contato, que podem ser personalizados de acordo com a necessidade do usuário.

Instagram Feed

O Instagram é uma das principais redes sociais do mundo, funcionando como uma excelente ferramenta de trabalho para empresas, autônomos e influenciadores digitais. Pensando nisso, é interessante exibir o feed do Instagram no site ou blog, o que pode ser feito através do plugin Instagram Feed.

YouTube Embed Plugin

Se você tem um canal no YouTube, que tal adicioná-lo ao seu site ou blog? O YouTube Embed Plugin permite que os conteúdos em vídeo sejam exibidos na página, tornando o site mais dinâmico. O plugin também possibilita ao usuário incorporar ao blog um canal inteiro do YouTube como galeria ou playlist, uma ótima maneira de centralizar os conteúdos para facilitar o acesso por parte dos visitantes.

Smush Image Compression and Optimization

O Smush Image Compression and Optimization serve para melhorar a experiência dos visitantes de sites ou blogs. Através do plugin é possível redimensionar, otimizar e comprimir as imagens sem perder a qualidade para que os dados sejam processados de forma mais eficiente na página.

Wordfence Security

Um dos pontos mais importantes de blogs ou sites é, sem dúvida, a segurança. O Wordfence Security é um plugin capaz de proteger as páginas de invasores, detectando e bloqueando ações maliciosas, reparar arquivos hackeados e, de quebra, checar a origem do tráfego dos visitantes.

Google Analytics Dashboard for WP

Para garantir a boa atuação de um blog ou site é fundamental acompanhar suas estatísticas. Para isso, o plugin permite que o usuário acesse as principais métricas do Google Analytics diretamente no seu painel do WordPress. Entre as informações disponibilizadas nos relatórios estão dados sobre as visitas recebidas, número de visualizações, taxas de rejeição, entre outros. Além disso, a plataforma oferece detalhes sobre o desempenho das publicações e de cada página do site.

E você, tem outras dicas de plugins gratuitos para WordPress? Utiliza algum dos plugins apresentados na lista? Conte a sua experiência para a gente nos comentários!

Fonte: Canaltech