Pular para o conteúdo
Início » Como criar um efeito de texto costurado em jeans no Photoshop CS6

Como criar um efeito de texto costurado em jeans no Photoshop CS6

Publicidade - O artigo continua após o banner

Aprenda a criar um efeito de costura em jeans usando o Photoshop. Vamos ver como criar um efeito muito interessante no Photoshop, costurando texto em jeans.

Publicidade - O artigo continua após o banner


PASSO 1

Crie um novo documento 1250 x 768.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Defina a cor do primeiro plano como #83b7ca e a cor de fundo como #22576b. Após, preencha a camada “Background” com a cor de primeiro plano.

 

Agora, vamos aplicar alguns filtros para criar o efeito de jeans. A mesma textura será usada tanto para o fundo quanto para o texto. Comece indo em Filter > Filter Gallery > Sketch > Halftone Pattern. Mude “Size” para 1, “Contrast” para 0 e escolha “Dot” em Pattern Type.

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

Isso vai criar a base para a textura de jeans.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Vá para Filter > Filter Gallery > Artistic > Smudge Stick. Mude “Stroke Length” para 2, “Highlight Area” para 12 e “Intensify” para 10.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Isso vai criar a textura principal do jeans.

 

Vá para Filter > Filter Gallery > Texture > Grain. Mude “Intensity” para 11, “Contrast” para 50 e escolha “Regular” em “Grain Type”.

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

Isto irá adicionar um ruído sutil para a textura de jeans, fazendo com que a mesma pareça mais realista.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

PASSO 2

Duplique a camada “Background”  e então faça a camada-cópia ficar invível, clicando no “olho” da camada.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Selecione novamente a camada “Background”. Vá para Image > Adjustments > Hue/Saturation e troque “Hue” para 20, “Saturation” para -50 e “Lightness” para -50 também.

 

Vá para Image > Adjustments > Levels e troque o “Input Levels” da sombra para 35, conforme imagem, para escurecer a textura um pouco:

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

PASSO 3

Crie um texto com a cor branca utilizando a fonte “Grobold”. No painel “Character” (Window > Character) mude o tamanho para 300pt e o “Tracking” para 75. Assim você evita a sobreposição.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Em nosso exemplo, veja que o “D e o “e” estão próximos, o que vai causar uma sobreposição mais tarde. Para resolver isso coloque a “Type Tool” entre essas duas letras e troque o valor de “Kerning” para 68.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

PASSO 4

Faça a camada-cópia visível novamente clicando na caixa vazia (onde estava o olho antes, para que ele retorne) e arraste-a para cima da camada texto. Então, segure Ctrl e clique na miniatura da camada de texto para criar uma seleção.

 

Vá para Select > Modify > Expand e coloque 6. Valores maiores farão a seleção se mesclar em algumas partes e nós não queremos isso. Então garanta seus ajustes de acordo com a fonte que você estiver usando (se estiver usando uma fonte diferente).

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

Selecione a camada-cópia do “Background” e então pressione Ctrl + J. Isso vai copiar e colar a área selecionada em uma nova camada. Faça a camada-cópia ficar invisível, já que não precisamos mais dela.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Duplique a camada chamada “Layer 1”, então mude o “Blend” da cópia para “Soft Light” e “Opacity” para 50%. Isso vai intensificar as cores e os detalhes da textura.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Dê dois cliques na miniatura da “Layer 1” para aplicar o efeito “Inner Shadow”, trocando “Opacity” para 50%, “Distance” para 0 e “Size” para 2.

 

Isto irá adicionar uma definição muito sutil para as bordas, e vai ajudar a misturá-lo com o brush que será adicionado mais tarde.

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

PASSO 5

Duplique a camada texto, e então faça a original ficar invisível. Mova a cópia para o topo de todas as camadas.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Clique com o botão direito na camada duplicada de texto e escolha “Convert to Shape”. Agora, o texto não é mais editável.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Escolha qualquer “Shape Tool” e veja as opções na barra acima. Existem alguns novos recursos no Photoshop CS6 que vão nos ajudar a criar costuras facilmente e rapidamente.

 

Comece se livrando da parte interna da forma escolhendo a opção “No Color” no ícone “Fill”. Esse valor não é o mesmo que o valor de “Fill” da camada. O primeiro vai se livrar da cor dentro da forma (shape) mas não vai afetar o “Stroke”, enquanto o segundo vai afetar o “Fill”  e o “Stroke”.

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

PASSO 6

Agora precisamos adicionar o “Stroke” no texto. Clique no ícone do “Stroke” e escolha “Solid Color”. Após, clique no ícone “Color Picker” e defina a cor #c0b384.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Digite 3 no campo de largura do “Stroke”, então clique no ícone “Shape Stroke Type” e escolha a linha pontilhada. Para modificar mais configurações de “Stroke” clique em “More Options…”

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Nessa janela, defina “Align” como “Inside”, “Caps” como “Butt” e “Corners” como “Miter”. Então, troque o primeiro valor “Dash” para 2.5 e o primeiro “Gap” para 1. Como você pode ver, o valor de Dash determina o comprimento dos pontos da costura e o Gap determina a distancia entre esses pontos.

 

PASSO 7

Clique duas vezes na camada da costura para aplicar o seguinte estilo:

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

Bevel and Emboss: Como as costuras são pequenas, mude Size para 0. O efeito vai adicionar uma sutil dimensão mesmo que o valor seja 0. Também, troque a cor de Highlight Mode para #bea85a.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Contour: Use o valor padrão.

 

Inner Shadow: Mude Distance para 0 e Size para 1.

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

Gradient Overlay: Mude Blend Mode para Multiply, a Opacity para 35% e use “Gold Rail G2”, que está localizado no arquivo Tracks.grd no pacote de gradientes.. Após, troque Style para Reflected.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Outer Glow: Mude Blend Mode para Multiply, a cor para #444425 e Size para 0. Isso vai intensificar os efeitos da sombra.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Drop Shadow: Mude a cor de Blend Mode para #112d37, a Opacity para 80%, Distance para 0, Size para 7 e Counter para Cove Deep.

 

Isso deve acrescentar o efeito 3D às costuras.

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

Se você acha que as costuras estão um pouco “duras” você pode diminuir a opacidade da camada para, mais ou menos, 85%.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

PASSO 8

Segure Ctrl e clique em uma camada da textura de jeans para criar uma seleção.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Clique no ícone de “Create new fill or adjustment layer” abaixo das camadas e selecione “Hue/Saturation”. A seleção vai criar uma máscara para a camada de ajuste que vai afetar somente a textura.

 

Troque o valor de Hue para 10, e o valor de Saturation para -25.

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

Crie uma seleção novamente, e então clique no ícone de “Create new fill or adjustment layer” e escolha Levels.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Troque o valor de Shadows para 35 para escurecer a textura.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

PASSO 9

Abra o painel de Brush (Window > Brush) e escolha a brush “Dune Grass”. Modifique suas configurações conforme a imagem:

 

Brush Tip Shape:

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Shape Dynamics:

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Scattering:

 

Dual Brush: Escolha a brush “Chalk 36 pixels”

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

Color Dynamics:

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

PASSO 10

Clique com o botão direito na camada original do texto e escolha “Create Work Path”.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Defina a cor do primeiro plano para #597f91 e a cor de fundo #081f30. Crie uma nova camada abaixo das duas camadas de texturas do jeans e coloque o nome de Stroke.

 

Selecione a “Direct Selection Tool” e então clique com o botão direito no palco e escolha Stroke Path.

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

Escolha Brush em Tool e tenha certeza que a caixa “Simulate Pressure” esteja desabilitada.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Isso irá contornar o Stroke com algumas pontas desfiadas. Elas ainda serão um pouco finas, então repita o procedimento de Stroke Path mais duas vezes.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Agora você deve ter bordas mais realista. Aperte Enter para sair do Work Path.

 

PASSO 11

Clique duas vezes na camada Stroke para aplicar um simples Drop Shadow, alterando a cor para #222222, Distance para 10, Spread para 15 e Size para 10.

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

A sombra vai adicionar profundidade a textura lisa.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

PASSO 12

Crie uma nova camada no topo de todas as outras e coloque o nome de Dirt, então mude seu Blend Mode para Darker Color. Defina a cor de primeiro plano #8c6239.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Segure Ctrl e clique no ícone de uma textura do jeans, e então aperte Shift + Ctrl + clique no ícone da camada Stroke para adicioná-la a seleção.

 

Use qualquer uma das brushes do pack “Rust ‘n Grunge” para adicionar sujeira ao texto. Não vai ser tão visível, mas vai ser um bonito toque quando o ajuste final da camada for adicionado.

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

PASSO 13

Com a seleção ainda ativa, crie uma nova camada no topo de todas as outras e coloque o nome de Clouds. Coloque as cores de primeiro plano e fundo para preto e branco, então vá em Filter > Render > Clouds. Agora, aperte Ctrl + D para tirar a seleção.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Mude o Blend Mode da camada Clouds para Overlay, e sua Opacity para 20% ou qualquer outro valor que você quiser. Isso vai adicionar variações de brilho para a textura.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

PASSO 14

Agora, clique no ícone “Create new fill or adjustment layer” e escolha Gradient Map.

 

Tenha certeza de que a camada de ajuste deste Gradient Map esteja no topo de todas as outras, então troque seu Blend Mode para Soft Light e sua Opacity para 50%. Isto irá melhorar a coloração.

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

O gradiente é criado usando as cores #504d44 para a esquerda e #aba277 para a direita.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

PASSO 15

Crie uma nova camada entre Clouds e Dirt e coloque o nome de Rivets. Dê dois cliques em cima da nova camada para criar os seguintes estilos:

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Bevel & Emboss: Mude Gloss Color para Half Round, Highlight Mode para Vivid Light e sua Opacity para 65%. Marque a caixa “Anti-aliased”.

 

Contour: Escolha Cone em Contour e marque a caixa “Anti-aliased”.

Publicidade - O artigo continua após o banner

 

Drop Shadow: Apenas mude Distance para 0.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

Defina a cor de primeiro plano como #564a2e, escolha a brush “hard round” com 13 px e comece adicionando rebites no canto das letras.

 

Publicidade - O artigo continua após o banner

IIMAGEM FINAL

Fonte

Saiba mais aqui!