9 Maneiras Para Proteger seu PC Contra Ataques de Vírus de forma Efetiva

Segurança Online

Desde o início da pandemia COVID-19, muita coisa mudou na forma como as pessoas interagem e entre as coisas que mais mudou foi a dinâmica de trabalho.

Para que as empresas tentassem controlar a propagação do vírus, muitas pessoas foram levadas a trabalhar em casa.

Essa nova prática, porém, pode trazer alguns outros problemas. Enquanto um ambiente de escritório oferece dispositivos mais seguros e também treinamento em segurança cibernética, o mesmo pode acabar não acontecendo em casa.

Portanto, os cibercriminosos estão aproveitando as brechas criadas pela dinâmica do trabalho em casa para lançar ataques às empresas.

No entanto, é totalmente possível reduzir ao mínimo as ameaças cibernéticas e os ataques a funcionários remotos com boas práticas de segurança cibernética.

Dê uma olhada nessas nove práticas de segurança cibernética que todo trabalhador remoto deve conhecer e praticar.

Ficar ciente dos golpes de phishing

Uma das maneiras pelas quais os hackers entram nos sistemas é por meio de e-mails maliciosos. Inevitavelmente, os emails são um meio essencial de comunicação em qualquer organização.

Eles são uma forma segura de passar informações para equipes, fornecedores, investidores, etc. Além disso, criam um registro que pode ser seguido para esclarecimentos.

Os cibercriminosos estão cientes desses fatos e geralmente enviam e-mails que imitam e-mails de empresas confiáveis ​​apenas para infectar computadores e sistemas com malware quando eles são abertos.

Um ataque de malware pode permitir que um hacker espiona usuários e acesse, roube ou manipule dados.

Eles então usam os dados comprometidos para exigir resgate para liberar dados da empresa ou vendê-los em mercados de dados clandestinos.

Esse tipo de ataque tem efeitos prejudiciais em qualquer empresa.

Com o trabalho remoto, a comunicação por e-mail aumentou, tornando as empresas mais propensas a ataques de phishing. No entanto, o treinamento adequado de conscientização de segurança pode reduzir esses incidentes significativamente, pois cada trabalhador remoto será mais cuidadoso.

Ataques de phishing por e-mail podem ser detectados verificando erros de ortografia no endereço de e-mail do remetente ou na linha de assunto.

Se o e-mail for aberto por acaso, eles devem ter cuidado para não clicar em nenhum link e não abrir ou baixar qualquer anexo.

Software de antivírus forte

O software de antivírus é uma ferramenta de segurança importante quando se trata de detectar e eliminar malware em computadores. Uma boa prática de segurança cibernética para funcionários remotos é ter um antivírus robusto que seja atualizado regularmente.

Quando os hackers atacam, eles tornam o sistema sujeito a ataques de ransomware, spyware, ataque de malware, etc. Esses ataques podem corromper dados e destruir anos de trabalho árduo.

Um antivírus afasta a preocupação trabalhando nos bastidores e oferece segurança aos funcionários remotos contra uma infinidade de ameaças. Um bom pacote de antivírus pode proteger o computador e os sistemas de trabalho contra ameaças à segurança e se atualizar regularmente para ficar à frente das ameaças emergentes.

Escolha boas senhas

A maioria das pessoas não sabe escolher boas senhas e isso é algo valioso contra ataques cibernéticos.

Tudo o que um hacker precisa é de uma única senha comprometida e eles podem obter acesso a arquivos e sistemas em uma organização.

A maioria das pessoas tem o hábito de usar senhas muito previsíveis, além de usar a mesma senha para várias contas. Se a senha de um funcionário vazar para os hackers, toda a organização correrá o risco de vazamento de dados.

Toda organização precisa de uma política de senha forte, para ser usada tanto dentro quanto fora do escritório. O uso de gerenciadores de senha pode ajudar cada trabalhador remoto a gerar senhas fortes e evitar a reutilização de senhas.

Também é uma boa prática para funcionários remotos atualizarem suas senhas regularmente. Isso torna mais difícil para os hackers adivinhar as senhas.

Configurando a autenticação de dois fatores

Embora a criação de senhas fortes reduz radicalmente os riscos de segurança cibernética, geralmente serve apenas como parte da solução de segurança cibernética.

Os hackers continuam aperfeiçoando sua arte no caso de “adivinhar” uma senha corretamente. Ou seja, uma segurança extra sempre ajuda.

A autenticação de dois fatores aumenta a segurança, solicitando aos funcionários que validem suas identidades.

Ao fazer login em contas de trabalho, a etapa de segurança extra envia uma mensagem de texto ou e-mail que apenas um funcionário pode fornecer para suas contas específicas.

Isto pode não ser totalmente à prova de hack, mas torna mais difícil para os cibercriminosos entrar em contas de trabalho e acessar informações. Isso ajuda a limitar o acesso não autorizado.

Configurando uma Rede Privada Virtual (VPN)

Uma VPN é uma excelente forma de configurar a criptografia sobre seus dados e evitar ameaças cibernéticas.

Uma VPN ajuda a manter sua privacidade online e, ao mesmo tempo, proteger seu tráfego de rede da interceptação por hackers.

VPNs diferentes são alimentos para necessidades diferentes de Internet. No entanto, é recomendado que os trabalhadores remotos usem VPN paga para obter melhores velocidades.

As versões gratuitas podem ter um volume muito alto de usuários, o que pode causar lentidão na conexão com a Internet e afetar a produtividade.

Também é uma boa prática aprimorar VPNs com um método de autenticação robusto. Cada funcionário remoto deve proteger bem suas contas e garantir que as senhas sejam mantidas em segurança.

Instalando atualizações de software regularmente

As atualizações são uma parte essencial de qualquer ecossistema de tecnologia. Às vezes, eles são considerados irritantes e uma perda de tempo, especialmente quando pegam alguém abruptamente no meio do trabalho.

Nesses casos, o trabalhador pode ficar tentado a detê-los ou adiá-los para um momento posterior.

No entanto, as atualizações são cruciais, pois trazem atualizações de segurança importantes no sistema e corrige as vulnerabilidades que podem ter sido observadas desde o lançamento da atualização anterior.

Isso torna imperativo que os funcionários que trabalham remotamente não negligenciem as atualizações regulares em seus sistemas operacionais e também nas plataformas de trabalho.

As atualizações podem conter detalhes de segurança essenciais que podem ajudar a aumentar a segurança em torno dos dados confidenciais de uma organização que, de outra forma, estariam vulneráveis ​​na ausência das atualizações.

Fonte: Codificar