Meta Tags e Title – Qual o mais importante para SEO?

Tutoriais HTML

O que são Meta Tags

Meta Tags são comandos implementados no código das páginas web para passar instruções ao Google e demais sites de busca. É possível dizer aos robôs quais páginas devem ou não ser indexadas, qual a descrição da página a ser exibida nos snippets da tela de resultados ou simplesmente informar qual a pessoa responsável pelo desenvolvimento da página. Na verdade, é possível criar qualquer tipo de meta tag a caráter de documentação, que simplesmete serão ignorados pelos robôs.


Como visualizar os Meta Tags

Os meta tags ficam “escondidos” de nossos olhos quando visualizamos as páginas em nossos browsers. O jeito mais fácil de visualizá-los é exibindo o código fonte da página. No Internet Explorer, basta clicar com o botão direito em alguma área livre da página e escolher a opção “View Source” ou “exibir Fonte”.

Os meta tags encontram-se na área inicial do código da página, dentro da seção HEAD.

Verifique nossa seção do tutorial Ferramentas SEOe escolha uma ferramenta que permita visualizar mais facilmente as meta tags de sites.

Estes são alguns dos Meta Tags mais utilizados em otimização de sites:

  • meta name=”description”
  • meta name=”keywords”
  • meta name=”expires”
  • meta name=”robots

Meta Tags mais importantes para SEOs

Os Meta tags devem ser criados individualmente para cada página, permitindo aos sites de busca identificar claramente qual o assunto daquela página. O campo TITLE e o meta tag=”description” são geralmente exibidos nos resultados do Google na linha de título (TITLE) e nos snippets, as 2 linhas de descrição logo abaixo (meta tag=”description”). Por isso, procure escrever esses comandos de uma forma agradável de ser lida a pessoas, e não simplesmente repetindo palavras-chave com o intuito de aparecer bem posicionado no Google.

Nota: Em elguns casos, o Google exibe a descrição do site DMOZ no lugar da meta name=”description”. Em outros casos, pode ser exibido conteúdo da própria página.

TITLE

O campo Title não é uma meta tag, mas é o mais importante comando em uma página web. Crie um conteúdo que descreva de forma sucinta o conteúdo da página e utilize, de preferência no começo da frase, a palavra-chave mais importante dessa página.

Exemplo:

<title>Climatempo - Previsão do Tempo ¦ Meteorologia e Notícias em Tempo Real</title>

meta name=”description”

É a meta tag que geralmente define a descrição exibida no snippet do Google, conforme figura acima. Esta meta tag não ajuda no posicionamento do site, por isso não é necessário colocar aqui todas as suas palavras-chave. Descreva o conteúdo da página de uma forma que as pessoas tenham vontade de clicar nela, e aumente com isso a visitação de seu site.

Exemplo:

<meta name="description" content="Climatempo - A melhor previsão do tempo para o Brasil."/>

meta name=”keywords”

Há muitos anos atrás, os robots dos sites de busca tinham enorme dificuldade em interpretar a relevância de sites para determinadas palavras-chave, e utilizavam o conteúdo desta meta tag para ajudá-los a entender o conteúdo das páginas. Rapidamente webmasters perceberam que bastava incluir uma infinidade de palavras nesta tag para aparecer nas buscas e palavras das quais sequer tinham conteúdo no site.

Por isso, praticamente nenhum site de busca sério utiliza esta meta tag em seu algoritmo. Pelo contrário, uma meta name=”keywords” repleta de palavras repetidas e sem vínculo com o site pode levantar suspeitas de que esse site está tentando burlar os algoritmos. Procure usar umas poucas palavras que descrevam o conteúdo da página para ficar tranquilo.

Exemplo:

<meta name="keywords" content="climática, previsão climática,desenvolvimento, tempo, clima,"/>

meta name=”robots”

Este meta tag foi criado para passar orientações aos robots. A sintaxe mais comum é:

Existem diversos parâmetros que podem ser passados aos robôs:

  • index: indexe esta página – exiba-a em seus resultados de busca;
  • noindex: não indexe esta página – não a exiba nos resultados de busca. Útil para páginas de login, intranet;
  • follow: siga os links desta pagina para descobrir novas páginas (reveja Googlebot, robots);
  • nofollow: nenhum dos links desta página deve ser seguido;
  • nosnippet: não mostre a descrição da página nos resultados de busca;
  • noodp: orienta o Google não utilizar a descrição do DMOZ em seus resultados (snippet);
  • noarchive: não mostre o link para o cache desta página;
  • noimageindex: não indexe nehuma imagem que estiver nesta página.

Leitura recomendada

http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=79812