Como usar o FileZilla

Tutoriais FTP

FTP significa “File Transfer Protocol” (Protocolo de Transferência de Ficheiros). É o processo mais usado na internet para transferir ficheiros. Através de uma ligação FTP você poderá transferir vários ficheiros, de uma só vez, do seu computador para o serviço de alojamento onde tem o seu site alojado. Para isso é preciso ter um programa de FTP instalado no seu computador.

Antes de continuar certifique-se que o seu servidor de alojamento lhe dá acesso FTP. A maior parte dos servidores gratuitos não oferece esta possibilidade. Normalmente os servidores para sites grátis oferecem apenas uma página através da qual se pode fazer upload de ficheiros, mas de uma forma muito limitada, com poucos ficheiros de cada vez, o que torna o processo bastante lento e nada prático.

Programa de FTP gratuito
O FileZilla é o programa que eu uso para fazer upload de ficheiros para os meus sites. É absolutamente gratuito e muito simples de usar. Veja o vídeo do tutorial de FTP:

Faça download do programa em http://filezilla-project.org

Instale o FileZilla no seu computador.
Depois de ter o programa instalado é necessário configurar a ligação FTP ao servidor de hospedagem do seu site.
Você tem que acessar o seu servidor de hospedagem e criar uma conta FTP. Anote os dados da conta FTP que acabou de criar pois vai precisar desses dados para configurar o FileZilla. Normalmente os dados que precisa são:

 

Host (normalmente é seudominio.com ou ftp.seudominio.com)
Username
Password

Depois de introduzir os dados correctos no FileZila você poderá então estabelecer a ligação FTP e assim enviar arquivos e pastas para o seu servidor de uma forma eficiente através do FileZilla.