Como dar permissão CHMOD pelo cPanel

Tutoriais cPanel Tutoriais FTP

CHMOD é um comando unix/linux usado para alterar permissões de arquivos (ou ficheiros) e diretórios (directórios ou pastas).


Sua sintaxe é a seguinte:

#chmod [permissões] arquivo

O chmod atua basicamente sobre três níveis; usuário ‘u’, grupo ‘g’ ou outros ‘o’. Tanto pode usar letras como o modo octal para permissões. O modo octal (descrito abaixo) usa números de 0 (zero) a 7 (sete). Usa também letras para designar ‘r’ leitura, vem do Inglês ‘read’, ‘w’ gravação, vem do Inglês ‘write’ e ‘x’ vem do Inglês ‘execute’.

Existem diversos scripts que necessitam de permissões especiais para seu bom funcionamento, como por exemplo um sistema de envio de imagens via PHP. Um sistema assim com certeza precisará de permissão de escrita para determinado diretorio/pasta.

Alterando permissões via cPanel

O primeiro passo é acessar seu cPanel com seus dados de acesso.

Apos acessar a pagina principal do cPanel, encontre e clique na opção:

Apos isso, você terá acesso a todos os arquivos e pastas. Encontre então o arquivo/diretorio que você deseja alterar a permissão, uma vez encontrado, clique com o botão direito e escolha a opção: Change Permissions:

Agora, preencha o formulario que apareceu na tela com a permissão desejada e clique em Change Permissions para gravar as novas permissões.

E pronto! Você já conseguiu definir as novas permissões.