Como Configurar o Email Padrão (pega-tudo)

Tutoriais cPanel Tutoriais E-mail

O endereço padrão, também conhecido como “pega-tudo” é um recurso do servidor, que vai encaminhar todas as mensagens sem um destinatário para um email existente no seu domínio. Exemplo: alguém manda um email para fulano@seudominio.com.br, só que não existe este email no seu site – se você configurar o endereço padrão, esta mensagem “sem dono” será enviada para o email especificado.


Esta opção pode gerar muitos emails na sua caixa postal, pois se você ativar o endereço pega-tudo, receberá *todos* os emails que não tenham um destinatário, e acredite: muito spam, vírus, propaganda, pornografia e outras mazelas chegarão diariamente na sua caixa postal. Portanto, a configuração padrão (inicial) do servidor é enviar todos os emails sem destinatário específico, para o lixo – descartando a mensagem, sem explicar ao remetente que aquele email não existe.

Caso você mude esta configuração, poderá voltar ao estado inicial configurando o email padrão para encaminhar tudo para :blackhole: (basta digitar do jeito que está com dois pontos no início e no fim da palavra blackhole).

Se você deseja mudar a configuração padrão e passar a receber todas as mensagens sem destino, siga os seguintes passos:

  1. Identifique-se no painel de controle do seu site;
  2. Após a identificação, você estará vendo a tela principal do painel de controle, procure pelo quadro chamado “CORREIO”
  3. Clique no ícone “ENDEREÇO PADRÃO”
  4. Neste ponto você verá pelo menos um domínio (serão mostrados todos que você tiver), e logo abaixo do nome do domínio aparecerá para onde os emails sem destino estão sendo enviados. Se aparecer a palavra :blackhole: significa que os emails sem destinatário estão sendo descartados.
  5. Clique em “CONFIGURAR ENDEREÇO PADRÃO”, selecione qual o domínio a configurar, e no campo a direita digite o email que receberá todos os emails sem destinatário. Este campo aceita três opções: a primeira é digitar “:blackhole:” para que os emails sem destino sejam descartados. A segunda é digitar “:fail: no such address here” para que o email sem destinatário seje devolvido ao remetente com uma mensagem de erro. A última opção é informar um email existente.
  6. Para finalizar a operação, clique em ALTERAR. Pronto, a configuração do email padrão (pega-tudo) foi realizada.

IMPORTANTE: Recomendamos a todos os usuários que deixem esta configuração com :blackhole:, é a melhor opção, exceto se você tenha uma necessidade muito específica e saiba o que está fazendo.