CloudLinux, o que é ?

Artigos

logs

CloudLinux é uma distribuição comercial do Linux que foi desenvolvida especificamente para fornecedores de serviços de hospedagem de sites, permitindo aproveitar ao máximo a capacidade de um servidor.


Com o CloudLinux é possível aumentar a capacidade do servidor sem aumento dos riscos, tornando-o mais estável e eficiente, e reduzindo o impacto de situações de excesso de carga que normalmente colocaria o servidor mais lento ou até mesmo indisponível.
O CloudLinux utiliza a tecnologia LVE (Lightweight Virtual Environment) que isola os processos de cada um dos usuários e limita o consumo dos recursos de uma conta, evitando que em um ambiente de hospedagem compartilhada os demais sites hospedados no mesmo servidor sejam prejudicados pelo consumo excessivo de recursos de uma determinada conta.

standard_vs_cloudlinux

Analogicamente falando, é como se o CloudLinux mantivesse cada conta do cPanel dentro de uma máquina virtual e delimitasse os recursos que cada uma dessas máquinas virtuais pode usar no servidor.

A tecnologia LVE permite a eliminação dos picos de load que são comuns em servidores de hospedagem compartilhada. Também é possível evitar que os sites, hospedados em um mesmo servidor, fiquem indisponíveis quando um determinado site esteja consumindo recursos excessivos por causa de uma configuração errada ou a um aumento repentino de visitas sem que este estivesse otimizado para tal.

Em servidores compartilhados, a tecnologia LVE poderá trazer uma maior estabilidade nos serviços, pois permite o isolamento e controle dos processos, limitando por conta a utilização do processamento (CPU), memória (RAM), leitura dos discos (I/O) e até mesmo processos do Apache.

Com estas ferramentas em mãos, o administrador do servidor poderá identificar mais facilmente quais os sites que utilizam mais recursos do servidor, permitindo notificar os clientes sobre a necessidade de otimização do seu site ou upgrade para um plano com mais recursos.

Outra grande vantagem do CloudLinux é o fato de ter patches (correções) de segurança mais frequentemente, deixando o servidor e os sites dos clientes mais seguros que em outras soluções.

O CloudLinux ainda tem a vantagem de ter uma integração completa com o painel de controle cPanel, além de outros mais utilizados no mercado, fornecendo um controle maior e acesso fácil as estatísticas de utilização dos recursos, tanto para o provedor de hospedagem como para o cliente.

A instalação do CloudLinux é fácil, podendo ser feita em alguns minutos em qualquer servidor dedicado que utilize uma distribuição CentOS ou RedHat Linux (RHEL). Mas devido à tecnologia LVE, o CloudLinux não é compatível com sistemas de virtualização que não permitem a utilização de outro kernel diferente do node ou de outros sistemas operacionais, com o OpenVZ. Alguns tipos de virtualização Xen e VMWare permitem a utilização do CloudLinux, mas essa confirmação tem que ser feita com o fornecedor do seu servidor virtual (VPS).

Entendendo o uso de recursos com o CloudLinux

cPanel e CloudLinux

Você deve ter notado que quando você loga em seu cPanel, há uma barra no lado esquerdo, que contém grande quantidade de informações sobre a sua conta. Geralmente, você observa a quantidade de espaço em disco, a quantidade de banda, uso de memória, dentre outros valores. Pois bem, alguns desses valores pertencem especificamente ao CloudLinux e é esses valores, que vamos falar com mais detalhes.

Na barra mostra a utilização de recursos por parte de uma conta e devido ao CloudLinux juntamente com os limites que temos impostos, o aumento da utilização por parte deste website não impactará em mais nenhuma conta deste servidor. Estes valores são em tempo real e sempre serão atualizados.

Uso de CPU
Este valor representa o quanto de recurso alocado da CPU você está usando atualmente. A quantidade de recurso da CPU que oferecemos a cada conta, é uma porcentagem dos recursos do servidor como um todo.

Se esse valor chega a 100%, então isso significa que você está usando todo o recurso da CPU que temos alocados para sua conta, ou seja, você está usando a porcentagem que é alocada para a mesma, mas isto, não significa que o servidor está usando 100% de uso da CPU. Uma vez que este valor atinge os 100%, todos os processos adicionais que tentam usar a CPU são colocados para o final da fila e terão que esperar até que todos os processos anteriores sejam concluídos. Isto fará com que seu website apresente bastante lentidão.

Uso da memória física
Esse valor representa a quantidade de memória RAM que a sua conta está usando atualmente. Cada processo criado por sua conta irá consumir memória, por exemplo: cada página PHP que um usuário acessa, cada conexão ao serviço de email que você faz e assim por diante.

Se esse valor chega a 100%, erros de acesso ao seu website serão apresentados, no entanto, assim que a utilização for reduzida, o acesso ao seu website ocorrerá normalmente.

Processos de entrada
Processos de entrada são o número de processos que entram em sua conta. Por exemplo, todas as páginas PHP que são acessadas por um usuário, geralmente irá gerar um único processo de entrada. Mas muitos clientes interpretam mal este valor, pois acham que este é número de visitantes que podem acessar ao mesmo tempo seu website.

É verdade que cada visitante acessando uma página PHP irá gerar um processo de entrada, mas esses processos costumam terminar tão rapidamente que é extremamente improvável que serão gerados simultaneamente e em um único momento, a menos é claro, que você tivesse um número significativamente grande de visitantes simultâneos em seu site. Como por exemplo em um lançamento de uma loja ou alguma promoção, lembre-se também que tarefas agendadas, contam para processos de entrada.

Quando este limite é atingido, o erro 508 (atingiu o limite de recursos) é exibido.

Limite de I/O
Este valor representa o quanto I/O (a atividade do disco) a sua conta está usando. Qualquer tarefa que faz uso da unidade de disco (leitura ou escrita) irá consumir deste limite. Isto garante que nenhuma tarefa executada (gerar backup, consultas MySQL grandes) por sua conta, não sature os discos, causando assim perda de desempenho para todos.

Limite de Inodes
Um inode armazena informações básicas sobre um arquivo regular, diretório ou outro objeto do sistema de arquivos. O número de inodes indica o número de arquivos e pastas que você tem. .

Se ainda existir quaisquer dúvidas, entre em contato com nosso suporte.

Para mais informações acesse http://www.cloudlinux.com/