Bateria do smartphone pode durar mais com uso de aplicativos grátis; conheça

Tutoriais Dispositivos Móveis

Quem migra de um celular comum para um smartphone ganha uma série de recursos bem legais, como acesso à internet, câmera de alta resolução e possibilidade de baixar milhares de aplicativos. Mas também passa a conviver com o uso quase diário do carregador de bateria. Afinal, telas maiores e uma infinidade de recursos diminuem o tempo de autonomia. Uma solução para minimizar o problema é o uso de aplicativos que mostram quais programas “sugam” a bateria e também desligam recursos desnecessários, além de oferecer dicas de configuração. Conheça abaixo quatro opções gratuitas.


Battery Doctor

Programa faz um diagnóstico instantâneo do tempo de bateria do aparelho. Logo que você abre o aplicativo, ele mostra quanto de carga você ainda tem e o que fazer para ampliar esse tempo, como desligar a conexão Wi-Fi, reduzir o brilho da tela ou desativar o Bluetooth. Ele dá uma estimativa de “minutos ganhos” com cada uma dessas tarefas.

Inclui uma ferramenta de diagnóstico com detalhes como a versão do sistema utilizado, se foi feito jailbreak, porcentagem de uso da CPU, uso de memória e espaço disponível para armazenamento, entre outros. Algumas de suas previsões de carregamento exageram no tempo necessário, mas, de maneira geral, suas dicas são úteis para ampliar a duração de bateria.

Grátis

Para iPhone

Easy Battery Saver

Ferramenta para usuários do sistema Android que exibe na tela principal o status da bateria do smartphone, com a porcentagem atual de carga e o que ela permite fazer, como tempo de conversa ao telefone, navegação na internet, execução de áudio ou vídeo.

Sua interface é bem amigável e permite, no item Optimization, escolher entre vários modos de economia de bateria já definidos, como o Super Power ou o Intelligent. A diferença básica está na quantidade de itens monitorados pelo aplicativo em cada configuração, como controle de Wi-Fi, Bluetooth e sincronização. É possível também personalizar a gestão de recursos, escolhendo cada item.

E o Easy Battery também mostra a porcentagem de consumo dos aplicativos que rodam
em segundo plano.

Grátis

Para Android

Carat

 

Se você procura por respostas rápidas para seus problemas de duração de bateria, o Carat não é a solução. Com ele, é preciso paciência. Trata-se de um projeto acadêmico da Universidade da Califórnia que ajuda a detectar e diagnosticar problemas com a autonomia de smartphones.

Para isso, periodicamente ele coleta dados sobre seu equipamento, mostrando como ele tem sido utilizado pelos vários apps instalados (que podem realizar tarefas desnecessárias em segundo plano) e compara com informações de outros usuários. Depois de coletar dados por uma semana ou mais, é gerado um relatório personalizado com recomendações relacionadas a programas com problemas, que sugam muita energia. Para resolver a questão, eles podem ser fechados, reiniciados ou desinstalados. Aí sim, sua paciência poderá ser recompensada…

Grátis

iOS Android

Juice Defender

 

A linha de ação do Juice Defender tem como base o gerenciamento automático de
vários componentes que costumam consumir muita energia. Basta escolher entre os vários tipos de perfis que ele faz o resto.

No modo Equilibrado, por exemplo, ele desativa o acesso 3G à internet sempre que o telefone não está em uso e a tela apaga. Para que o recurso volte a funcionar, basta começar a usar o aparelho. E para não atrapalhar o recebimento de e-mails ou mensagens do Facebook, a cada 15 minutos ele habilita a conexão, mesmo que o aparelho esteja em repouso.

Há outros modos de ajustes predefinidos, como o Avançado e o Extremo. Caso não fique satisfeito, dá para criar configurações personalizadas, que podem monitorar a conexão Wi-Fi ou desligar recursos automaticamente durante a noite.

Grátis (versão Plus, com mais recursos, custa US$ 1,99)

Para Android

Fonte