13 apps para editar fotos no seu smartphone

Tutoriais Dispositivos Móveis

As fotos podem ter várias interpretações trazer memórias diferentes sobre cada momento. Com a fotografia digital, um mundo de opções se abre para a edição de imagens, deixando aquelas memórias ainda mais inesquecíveis e bonitas.


Confira os 13 aplicativos que selecionamos para você editar e compartilhar suas fotos e memórias com muito estilo no Android e iPhone.

Canva

canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). E já está fazendo bastante sucesso entre seus usuários!

Criado há menos de 5 anos e já contamos com 10 milhões de usuários, por 197 países. A cada segundo são 4 novos designs sendo criados.

O aplicativo roda Web.

Canva.com

Color Splash Free

O Color Splash Free é um aplicativo para iPhone e iPod Touch. Através dele, o usuário pode realizar mudanças de cores em fotos tiradas previamente ou na hora. Ele é um bom aplicativo para deixar um pedaço da foto em preto e branco e apenas algum detalhe colorido.

Todo o trabalho é feito pelo usuário. Abaixo da foto ficam duas opções disponíveis, uma delas faz com que qualquer pedaço da imagem fique em preto e branco quando tocado pelo usuário. A outra opção faz justamente o contrário, revive as cores originais da fotografia quando o usuário passar o dedo.

O aplicativo roda em dispositivos com o iOS mínimo de 3.0.

Baixe o Color Splash Free para iPhone

Retro Camera

Retro Camera é um aplicativo gratuito de edição de imagens para Android. O app possui uma boa seleção de filtros que têm o objetivo de deixar suas imagens com cara de antigas. As fotos ficam realmente bastante bonitas e diferentes.

Os filtros foram inspirados pelas mais clássicas máquinas fotográficas. Há efeitos no estilo Lomo, Holga, Polaroid e Hipstamatic, por exemplo. O mais legal do aplicativo é que ele mostra cada uma dessas câmeras e oferece informações a respeito delas – assim o usuário pode conhecê-las antes de tirar as fotos.

Todo o visual da Retro Camera remete a tempos mais antigos. Desde seu design até os menus, o usuário pode perceber a inspiração retrô no app.

Baixe o Retro Camera para Android

Pocket Monet

Pocket Monet é um aplicativo para o iPhone que transforma suas fotos em verdadeiras pinturas impressionistas. O app possui diversos estilos e opções de customização com efeitos diferentes. O melhor é que dá para ver todos os efeitos em tempo real na tela do seu smartphone – com a opção de modificar o tipo de pincel e as combinações de cores na hora.

Para finalizar, é possível adicionar uma moldura no resultado final – e então compartilhar o resultado via e-mail ou pelo Facebook. Ainda não há opção para compartilhar pelo Twitter.

Baixe o Pocket Monet para iPhone

Papercamera

Papercamera é um aplicativo de filtros para as imagens no seu smartphone. Ele transforma suas fotos em um estilo de cartoon/novela. Os efeitos são todos em tempo real, então dá para testá-los antes de tirar a foto.

Há uma série de filtros que podem ser utilizados pelo usuário, todos divididos em coleções: cartoon, sketch, comic book, half tone, noir e neon. O app tem uma interface bonita e fácil de usar. As repostas do tempo real são rápidas – o que torna toda  experiência do Papercamera mais divertida.

Por enquanto, ainda não há suporte para zoom, flash ou câmera frontal. O aplicativo custa R$ 3,30 no Android Market.

Baixe o Papercamera para Android

Old Photo Pro

O Old Photo PRO é um aplicativo para iPhone, iPod e iPad. O aplicativo, que é muito simples de mexer, aplica efeitos em fotografias, deixando-as com aspecto antigo.

O app coloca um filtro automaticamente, o que facilita o trabalho, caso o usuário fique satisfeito logo de cara. Caso contrário, diversas opções podem ser ajustadas nas opções que o Old Photo PRO disponibiliza.

Contraste, brilho, tom e intensidade da cor são as opções. Além disso, o usuário pode escolher se deseja um filtro do tipo sépia ou outro que valoriza os tons azulados. Terminada a edição dos filtros, ainda é possível modificar o ruído da imagem, mudar as bordas e finalmente salvar o trabalho.

Baixe o Old Photo PRO para iPhone

PicPlz

PicPlz é um aplicativo de edição e compartilhamento de fotos para Android. O app tem acesso à câmera do seu smartphone. Depois de tirada a foto, basta aplicar um dos diversos efeitos disponíveis e compartilhar com a rede social interna do PicPlz ou com serviços como Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr, Posterous e Foursquare.

O aplicativo oferece também a possibilidade de sincronização imediata com sua conta Dropbox. Opcionalmente, suas fotos podem conter a localização em que elas foram tiradas – e é possível falzer check in em comércios e eventos.

PicPlz sempre mantém uma cópia da fotografia original, então é possível experimentar diversos efeitos. Uma vez decidido quais serão aplicados, a foto pode ser salva na galeria de imagens do smartphone. O acesso à rede social do app também pode ser feito pelo seu web browser.

Baixe o PicPlz para Android

Pic Stitch

O Pic Stitch é um app gratuito para iPhone com várias opções para editar fotos. Com ele é possível criar mosaicos com diversos estilos diferentes, aplicar efeitos e outros ajustes nas imagens. Ao final, é possível compartilhar suas fotos pelo Facebook, Twitter, E-mail e Instagram.

A ideia principal do aplicativo é criar mosaicos com suas fotos do iPhone. No entanto, ele também é uma ótima ferramenta para realizar ajustes em suas fotos. São várias ferramentas disponíveis, que permitem cortar, girar, desfocar, colorir e até colocar figuras em suas imagens, como corações, balões de diálogo, bigodes, óculos de sol, etc.

Ao final da edição, o Pic Stitch permite salvar a foto no álbum do iPhone ou compartilhar via Twitter, Facebook, E-mail e Instagram. Outra opção interessante salvar os arquivos é a “Open in…”, por onde é possível abrir a imagem em outro app, como PDF Reader ou Dropbox.

Baixe o Pic Stitch para iPhone

PicSay Pro

O PicSay é um versátil editor de imagens para Android. Além de fazer algumas simples correções, também é capaz de adicionar efeitos e elementos divertidos às fotos.

Entre os ajustes, o app permite corrigir a cor, mudar a temperatura, o contraste e alterar a exposição . Entre os efeitos, distorcer, pixelizar e tingir as fotos. Ele também pode adicionar elementos como textos balões e imagens prontas, como “adesivos”virtuais.

O aplicativo tem duas versões, uma gratuita e limitada e outra paga, com todos os recursos.

Baixe o PicSay Pro para Android

Phototreats

O Phototreats é um aplicativo gratuito para iPhone capaz de aplicar diversos efeitos em suas fotos. Com ele é possível escolher imagens da biblioteca do smartphone ou até tirar uma foto direto pelo app para editar e ainda compartilhar na rede social Steply.

O aplicativo possui uma enorme coleção de filtros fáceis de usar que transformam suas fotos em verdadeiras memórias. Os pacotes de efeitos são divididos entre “My Eats”, “My Style”, “My Activity”, “Benefit Winter” e “My Austin”. E quem quiser migrar para a versão paga poderá ter os pacotes extras “My Seasons” e “My Times”.

Com uma interface bem fácil de usar, o usuário pode pré-visualizar todos os filtros para escolher o que mais lhe atrai. Depois, basta clicar em cima da foto e clicar em “Save” para salvar a foto na biblioteca de fotos do iPhone, ou até adicionar ao Steply.

Baixe o Phototreats para iPhone

Skitch

O Skitch não é um editor de imagens convencional. Na verdade, ele permite que o usuário desenhe em cima das fotos, podendo ser usado tanto para brincar com as imagens quanto para chamar atenção para um objeto ou detalhe específico.

O app permite desenhar com os dedos, além de adicionar legendas e setas às fotos. Depois de prontas, é possível postá-las no Twitter e no Facebook e enviá-las por email.

Baixe o Skitch para Android

Mobli

Mobli é um aplicativo de edição e compartilhamento de fotografias. Com apps para iPhone e Android, o usuário pode fotografar e aplicar diversos filtros (além de poder combinar até quatro filtros diferentes em cada foto) às suas imagens.

O app funciona como uma rede social. É possível acompanhar updates de amigos, procurar fotos por tema, popularidade ou localização e curtir e comentar as fotos compartilhadas pelo Mobli.

O aplicativo tem uma interface bonita, mas com informações excessivas: falta simplicidade. Apesar disso, as possibilidades de combinações dos muitos filtros são interessantes. Mobli oferece também a opção de filmar e compartilhar vídeos, mas não há suporte para filtros ou modificações nessa mídia.

Baixe o Mobli para Android

Baixe o Mobli para iPhone

BeFunky Photo Editor

BeFunky Photo Editor é um ótimo aplicativo para quem gosta de aplicar efeitos e editar suas fotos no iPhone ou Android. Ele possui mais de 20 efeitos especiais, molduras e ainda permite compartilhar as imagens na web. E o melhor de tudo é que ele é gratuito.

Um dos apps mais famosos para aplicar efeitos lindos no estilo retrô para smartphones é o Instagram. No entanto, para quem deseja somente editar suas fotos e salvá-las no smartphone, o BeFunky Photo Editor  tem efeitos tão legais quanto os do serviço e ainda possui opção para compartilhar as imagens via Flickr, Facebook ou até em seu próprio serviço online.

Com mais de 20 efeitos especiais, o aplicativo permite deixar suas fotos com estilo lomo, HDR, vintage, e muitos outros. O interessante é que com ele também é possível cortar uma determinada parte da imagem para editar.

Baixe o BeFunky Photo Editor para Android

Baixe o BeFunky Photo Editor para iPhone