10 programas gratuitos para você fazer uma faxina no Windows

Artigos Tutoriais Windows

logo

Seu computador  está lento, cheio de programas instalados e sem espaço para nada? Confira 10 programas gratuitos que vão lhe ajudar a fazer uma faxina no Windows e deixá-lo rodando como novo.


Limpeza de arquivos temporários

Uma tarefa de manutenção que deve ser realizada com frequência pelo usuário é a remoção dos arquivos temporários criados pelo sistema operacional, programas, internet, etc.

Para realizar essa tarefa, você pode usar o CCleaner. Com ele você consegue liberar espaço em disco rapidamente removendo os arquivos temporários do seu computador.

1

Apagar  arquivos duplicados

Se já faz algum tempo que você instalou o Windows, provavelmente existem arquivos duplicados espalhados por todo disco rígido.

Duplicate Cleaner lhe ajuda a encontrar arquivos duplicados fazendo uma varredura profunda em seu disco rígido procurando por todos os tipos de arquivos duplicados, tais como fotos, músicas, vídeos, documentos, etc.

2

Apagar arquivos grandes

Apagar arquivos de tamanho grande é uma boa forma de liberar espaço em disco, entretanto realizar essa tarefa no Windows não é muito simples, principalmente se você tem milhares de arquivos e pastas.

Disk Space Fan é um utilitário que analisa o espaço utilizado em disco e exibe um gráfico animado que lhe mostra onde estão os arquivos e pastas que ocupam mais espaço em disco.

3

Desinstalar programas desnecessários

A medida que você instala novos programas em seu computador, mais recursos são necessários para a execução do Windows e mais lento vai ficando o sistema operacional.

Revo Uninstaller lhe ajuda a desinstalar de forma completa qualquer programa instalado em seu computador e remover completamente todos os seus vestígios.

4

Remover arquivos infectados

Computadores infectados por spywares e outros tipos de malwares tem o seu desempenho afetado. Malwarebytes Anti Malware é uma ferramenta gratuita capaz de detectar e remover vários tipos de arquivos maliciosos, como vírus, spyware, worm, cavalo de tróia, rootkit, dialer, etc.

5

Remover programas da inicialização do Windows

Quanto menor o número de programas carregados na inicialização do Windows, menor será o tempo de inicialização do sistema operacional e maior será a quantidade de recursos livres.

Soluto é um programa gratuito que lhe ajuda a descobrir os programas que estão retardando o boot do Windows e permite que você desative os programas inúteis para acelerar a inicialização do Windows.

6

Limpar o registro do Windows

A limpeza do registro remove entradas inválidas deixadas pelo sistema e programas desinstalados. Ela ajuda na otimização do Windows e evita possíveis erros causados por entradas inválidas no registro.

Free Registry Cleaner é um programa gratuito que lhe permite limpar e reparar com segurança os erros encontrados no registro do Windows com apenas alguns cliques.

7

Desinstalar barras de ferramentas

A maioria das barras de ferramentas de terceiros instaladas no navegador são inúteis e fazem com que ele fique mais lento e consuma mais recursos do sistema.

Toolbar Uninstaller é uma ferramenta que lhe ajuda a remover facilmente barras de ferramentas instaladoas no navegador Internet Explorer e Firefox.

8

Desfragmentar e compactar o registro

A desfragmentação e compactação do registro pode ser usada após a limpeza do Windows. Essa operação organiza e diminui o tamanho final do registro, melhorando o desempenho do sistema.

Quicksys RegDefrag é um pequeno utilitário capaz de otimizar o Windows através da desfragmentação e compactação do registro.

9

Desfragmentar o disco rígido

Após remover todo o lixo de seu computador, apagar arquivos desnecessários e desinstalar os programas que você não usa, o disco rígido ficará fragmentado e precisando ser organizado.

MyDefrag é um utilitário de desfragmentação de disco que oferece uma grande variedade de ferramentas para analisar, desfragmentar e otimizar o desempenho do disco rígido.

10

Bônus:

Limpar o menu de contexto

Muitas opções  inseridas no menu de contexto não são utilizadas pelo usuário e consomem recursos do sistema toda vez que o usuário clica com o botão direito em um arquivo.

MenuMaid é um utilitário que lhe oferece uma maneira rápida e fácil de remover itens do menu de contexto (botão direito do mouse) do Windows Explorer e do Internet Explorer.

11

Fonte