10 Ferramentas indispensáveis para administrar sua rede local

Artigos

logo

Uma melhor gerência de redes requer controle de todos os ativos…. incluindo dispositivos de redes e serviços providos por ela. Administrar tudo isso, demanda uso de boas ferramentas de trabalho. Para tais fins, existem diversos softwares que se encarregam em auxiliar a gerenciar alguns desses ativos. Portanto, nesse artigo conheça 10 Ferramentas que vão te ajudar a gerenciar melhor sua rede local!


1 – DokuWiki: Gerencie melhor o conteúdo da sua empresa

1

O DokuWiki é um Wiki padronizado e simples de usar, visando principalmente a criação de documentação de qualquer natureza. É destinado às equipes de desenvolvedores, grupos de trabalho e pequenas empresas. Ele possui uma sintaxe simples e poderosa que garante que os arquivos de dados sejam legíveis fora do Wiki e facilita a criação de textos estruturados.Todo dado é armazenado em arquivos texto simples(.txt) – nenhum banco de dados é necessário [IMPORTANTE].

Mais Informações

Site Oficial

2 – Vindula: Solução intranet corporativa

2

O Vindula é uma solução de intranet corporativa desenvolvida com o foco nos colaboradores de sua empresa, transformando o dia-a-dia de sua organização, melhorando a comunicação entre os departamentos e trazendo diversas ferramentas de interação e conteúdo. Baseado em software-livre, o Vindula é totalmente sem custo e seu download pode ser feito gratuitamente.

Mais Informações

Site Oficial

3 – Open-Audit: Gerencie toda sua rede sem complexidade

3

Open-audit é uma aplicação para lhe dizer exatamente o que está na sua rede, como ela está configurada e quando ela muda. Essencialmente, Open-audit é um Banco de Dados de informação, que pode ser consultado através de uma interface Web. Isto é, Open-Audit consiste em uma interface web, desenvolvida em PHP e com suporte ao banco de dados MySQL. Dados sobre a rede é inserido através de um script Bash (Linux) ou VBScript (Windows). Todo o aplicativo é escrito em php, bash e VBScript.

Mais Informações

Site Oficial

4 – OpenVAS: Detecte vulnerabilidades na sua rede

4

O OpenVAS (Open Vulnerability Assessment System) é um framework para detecção de vulnerabilidades de sistemas computacionais. Ele possui um conjunto de scripts/ferramentas que são capazes de encontrar várias vulnerabilidades automaticamente.

Mais Informações

Site Oficial

5 – Nessus: Detecte vulnerabilidades na sua rede [2]

5

Como o OpenVAS, o Nesss é também um framework para detecção de vulnerabilidades de sistemas computacionais. Ele possui um conjunto de scripts/ferramentas que são capazes de encontrar várias vulnerabilidades automaticamente. “Uma característica importante, o Nessus procura por servidores ativos não apenas nas portas padrão, mas em todas as portas TCP. Ele é capaz de detectar uma vulnerabilidade em um servidor Apache escondido na porta 46580, por exemplo.” via Hardware

Mais Informações

Site Oficial

6 – LibrePlan: Planeje e monitore seus projetos

6

Para gerir e controlar seus projetos; é preciso que tenha uma ferramenta colaborativa que possa lhe auxiliar a planejar e monitorar todas elas. O LibrePlan é uma plataforma gratuita Web colaborativa que permite monitorar, controlar e gerir todos os seus projetos.

Mais Informações

Site Oficial

7 – OwnCloud: Gerencie melhor os arquivos da sua empresa

7

Além de gerenciar o conteúdo da sua empresa, é preciso gerir os arquivos que são compartilhados na rede. O OwnCloud vem com a proposta de ser uma alternativa gratuita para criar sua própria “cloud” na rede. Com ele, é possível acessar seus arquivos facilmente, sincronizá-los, compartilhá-los, encriptá-los e muito mais…. tudo isso através de uma interface intuitiva e fácil de manusear!

Mais Informações

Site Oficial

8 – FreeNAS: Uma Storage robusta em sua rede

8

FreeNAS é uma plataforma Open Source com base em FreeBSD e suporta o compartilhamento entre Windows, Apple, e os sistemas UNIX-like. A versão FreeNAS 8 inclui ZFS, que suporta altas capacidades de armazenamento e integra sistemas de arquivos e gerenciamento de volumes.

Mais Informações

Site Oficial

9 – Drupal: Um verdadeiro CMS para sua rede

9

O Drupal é uma plataforma de site dinâmica que permite a usuários individuais ou comunidades publicar, gerenciar e organizar uma grande variedade de conteúdo. O Drupal integra muitos dos recursos populares de sistemas gerenciadores de conteúdo, blogs, ferramentas colaborativas e software de comunidades baseada em discussões em um único pacote fácil de usar. via Drupal-br.org 

Mais Informações

Site Oficial

10 – OpenFire: Um servidor para mensagens instantâneas

10

Openfire é um servidor que utiliza o protocolo Jabber para oferecer serviços de mensagens instantâneas aos usuários. O software é gratuito e, além da simples troca de mensagens de texto, permite conversas por voz, conferências, envio de arquivos e até a troca de screenshots (imagens da área de trabalho) — tirados em tempo real — entre os participantes das sessões. Via Baixaki 

Mas para tudo isso acontecer, é preciso instalar um cliente Jabber, pois as funcionalidades do Openfire são expandidas por meio de plugins, livres ou comerciais. … Dentre tantos disponíveis, escolho e indico o SparkWeb.

 

Fonte